Investimento de cerca de 650 mil euros em saneamento permitirá expansão da rede, servindo mais de meio milhar de pessoas

07 Fevereiro 2022

A rede de saneamento do concelho de Caminha vai ser ampliada, através de um investimento global de quase 650 mil euros, beneficiando diretamente as freguesias de Seixas, Venade e Azevedo, Caminha e Vilarelho, Vile e Vila Praia de Âncora. Em causa está a realização de 4.1km de conduta, servindo 158 alojamentos e 552 pessoas. O financiamento - exclusivamente dirigido a entidades gestoras agregadas em regime de parceria entre o Estado e as autarquias locais - foi conseguido através da AdAM – Águas do Alto Minho e do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
A decisão favorável de financiamento para expansão da rede de saneamento no concelho de Caminha foi conhecida no final da última semana. Para o Presidente da Câmara, Miguel Alves, “este investimento permite-nos prosseguir com a política de sustentabilidade e proteção do meio ambiente e recursos naturais, que o Município tem colocado como prioridade”.
Recorde-se que este foi um tema focado no período eleitoral, tendo sido então assumido por Miguel Alves como uma das preocupações principais da sua estratégia: “estamos a cumprir já com um compromisso eleitoral que assumimos há pouco mais de quatro meses. O desafio que temos em mãos, é o de levar a rede de saneamento a 90% dos alojamentos do concelho e esta empreitada contribui para que possamos ir consolidando o nosso objetivo”, sublinha o autarca.
Como referimos, o investimento global é de € 645.952,00 ((sendo que o financiamento é de €484.000,00) e permitirá a realização de 4.1km de conduta, servindo 158 alojamentos e 552 pessoas.
No caso da freguesia de Seixas, as artérias a intervencionar serão a Calçada de Barreiros, Calçada de S. Sebastião, Rua da Quelha, Rua do Corgo, Rua do Crasto e Rua do Cruzeiro.
Já na União de Freguesias de Venade e Azevedo as artérias em causa serão a Rua do Coto, Rua do Olheiro, Rua das Fornas e Travessa do Loução.
Na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, o investimento vai beneficiar a Rua Nossa Senhora da Encarnação e Rua dos Carvalhos, estando também em causa a requalificação da estação elevatória do Corgo.
No que se refere à freguesia de Vile, as artérias abrangidas serão a Rua das Pintoras, Rua do Cortinhal, Rua de Felgueiras e Rua do Pombal.
No caso de Vila Praia de Âncora, as artérias envolvidas serão a Rua do Calvário e Beco do Cruzeiro, estando também em causa a requalificação da estação elevatória da Cruz Velha.
Além das artérias descritas, o investimento contempla ainda a beneficiação de quatro estações elevatórias.
O aviso/convite N.º 05/REACT – EU/2021, que sustentou a candidatura, é inserido no Eixo VII– REACT-EU do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020). Trata-se de um instrumento de reforço da Política de Coesão criado pela Comissão Europeia e que visa promover a recuperação da crise e das respetivas consequências sociais, fruto da pandemia COVID-19, bem como a preparação da recuperação ecológica, digital e resiliente da economia.