Execução da Rede de Saneamento em Vilar de Mouros prossegue após realização de sondagens arqueológicas impostas pela DRCN

17 Julho 2019

Os trabalhos de pavimentação e de colocação de tubagem de saneamento, que integram a empreitada da rede de saneamento de Vilar de Mouros, foram retomados, após uma interrupção imposta pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) para execução de sondagens arqueológicas. Trata-se de um investimento que ronda os 800 mil euros e que vai garantir a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas.

Esta obra prende-se com a construção das infraestruturas em “Baixa” do Saneamento da Freguesia de Vilar de Mouros, da “EE 01, EE02 e EE03 e conduta elevatória e emissário “em alta” que coletarão as redes em causa, transportando os efluentes até à EE de Lanhelas. Nesta fase, os trabalhos de pavimentação estão a decorrer na zona da Estrada da Ponte.

A execução da Rede de Saneamento da Freguesia de Vilar de Mouros, cuja execução é nesta altura de cerca de dois terços, constitui um investimento financiado pelo POSEUR em 85%, sendo o restante suportado pelo Município de Caminha.

Dotar as freguesias do concelho das infraestruturas necessárias para melhorar a qualidade de vida dos munícipes é uma das apostas do executivo caminhense. Esta é uma obra essencial, mas que tem sofrido algumas vicissitudes. Os trabalhos revelaram-se bastante complexos, sobretudo em virtude da natureza do solo, rochoso e duro, fatores que têm condicionado a progressão da obra. A estes somou-se a necessidade de realizar sondagens arqueológicas, como referimos, por decisão da DRCN, fator já ultrapassado.