Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Alto Minho Solidário - Missão Ucrânia

O Município de Caminha está a angariar voluntários e alojamentos temporários, no âmbito da iniciativa “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”, para dar resposta ao fluxo migratório devido à Guerra na Ucrânia. Esta campanha a favor do povo ucraniano incluirá, numa primeira fase, a recolha de bens essenciais e a identificação de alojamento temporário para refugiados. A iniciativa “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia” é promovida em parceria com o Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho e os seus 10 municípios associados, o CDOS (Comando Distrital de Operações e Socorro) de Viana do Castelo e o Banco Alimentar de Viana do Castelo. Em Caminha, a campanha conta ainda com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia do Concelho.

 

WELCOME - PROJETO PARA O ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE PESSOAS DESLOCADAS DA UCRÂNIA

No sentido de melhor acolher e integrar as pessoas deslocadas da Ucrânia, devido à invasão e ao conflito bélico a que foram sujeitos, o Município de Caminha elaborou o projeto WELCOME, que sintetiza um conjunto de princípios e procedimentos que orientam e sistematizam a ação do Município, promovendo a atuação em rede com os diversos agentes da sociedade, sejam públicos ou privados, em especial, com a comunidade e o voluntariado.

O projeto WELCOME tem como missão acolher e integrar as pessoas deslocadas da guerra na Ucrânia, promovendo-lhes os recursos básicos de subsistência, bem como os cuidados emergentes e essenciais à saúde e bem-estar humano.

WELCOME - PROJETO PARA O ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE PESSOAS DESLOCADAS DA UCRÂNIA

 

BOLSA DE EMPREGO – ENTIDADES EMPREGADORAS

O emprego é um pilar fundamental para a integração social das pessoas na comunidade. Para além de uma componente fundamental na gestão económica pessoal e familiar, é também um fator gerador de realização pessoal, autonomia, bem-estar psicológico e sentido de utilidade social.

É com este intuito que o Município de Caminha, em parceria com o GIP (Gabinete de Inserção Profissional de Caminha), criou esta Bolsa de Emprego, onde as empresas, instituições ou coletividades podem divulgar as ofertas de empregos que têm disponíveis e que possam ser preenchidas por pessoas deslocadas da Ucrânia.

Os técnicos do Município de Caminha e do GIP que acompanham as famílias deslocadas da Ucrânia, efetuarão a avaliação dos potenciais candidatos e farão o seu encaminhamento para as ofertas que foram mais ajustadas de acordo com o perfil de competências e a disponibilidade.

Bolsa de Emprego - https://forms.gle/hdr7ajgcv6fvz99V6

 

ALOJAMENTO TEMPORÁRIO

Quem quiser disponibilizar alojamento temporário para acolher refugiados oriundos da Ucrânia, seja em habitação secundária ou alojamento local neste momento disponível, bem como hostels, albergues ou quarto em habitação própria, poderá fazê-lo através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/m9x5LtrkBRepg24RA. O Município de Caminha efetuará a triagem e encaminhamento dos refugiados de acordo com as necessidades e as características do agregado familiar.

 

VOLUNTARIADO

Outra forma de colaborar na Campanha é como voluntário, seja na recolha e tratamento de bens essenciais ou do fornecimento de serviços de notariado, jurídico, tradução, ensino da língua portuguesa ou outro. Os voluntários deverão inscrever-se através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/mZtZu7qXsmLJEPZR7 ou presenciamente no Município de Caminha.

 

DONATIVOS

As doações podem ser feitas através do IBAN do fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa: PT50 001000003631911000174 – BPI. Ao abrigo do Estatuto do Mecenato, a Cruz Vermelha Portuguesa emite um recibo de donativo que poderá ser utilizado para deduções nos impostos. Para obter este recibo é necessário fazer a identificação e o NIF do doador, bem como o comprovativo da operação de donativo para financeiro@cruzvermelha.org.pt. Mais informações sobre os donativos à Cruz Vermelha AQUI. Outras informações AQUI.

Se tiver outra intenção de colaboração poderá utilizar a plataforma criada pelo Governo Polaco (https://pomagamukrainie.gov.pl/), para responder ao elevado número de movimentos voluntários de solidariedade por parte da sociedade civil, de Organizações Não Governamentais e também dos municípios e promover uma entrega coordenada desta ajuda humanitária.

 

CAMPANHA CÁRITAS AJUDA A UCRÂNIA

A Cáritas Portuguesa está a dinamizar a campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia”, em alinhamento com a rede Internacional da Cáritas, para ajudar e reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e em Portugal (Para mais informações: https://caritas.pt/ucrania/).

A Cáritas Diocesana de Viana do Castelo apoia a campanha da Cáritas Portuguesa, não só com a recolha de fundos para a Ucrânia e seus países fronteiriços, como também a nível local através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e do fornecimento de bens (roupeiro social).

O CLAIM presta apoio a todos os migrantes e refugiados, estando neste momento a acompanhar os refugiados da Ucrânia no processo de legalização (pedido de proteção temporária), no apoio e acompanhamento em território nacional, nomeadamente na informação de direitos sobre suporte legal e social.

Como apoiar:
Donativos online: www.caritas.pt/donativos-online
IBAN: PT50.0033.0000.01090040150.12
Multibanco: 22222 (entidade) 222 222 222 (referência)

Contacto Cáritas Diocesana de VC
Telef. 258 824 567 | 258 813 830
Email: caritasvianacastelo@sapo.pt

Para mais informações, poderá contactar o serviço de Ação Social do Município de Caminha através do número de telefone 258710300.