Rede Wifi para as Freguesias das Argas e Dem (OP)

10 Julho 2018

Instalação de Rede Wifi para as Freguesias das Argas e Dem (OP)

Descrição: Em breve, a Serra d’Arga passará a estar ligada ao mundo com rede móvel 3G, fruto de um protocolo celebrado com a Vodafone Portugal, bem como de Wi-Fi, a Internet gratuita para todos, por vontade da população e da Câmara, já que este foi um investimento realizado no âmbito do Orçamento Participativo (OP).

Este projeto envolveu a criação de rede Internet para todos na área da União de Freguesia de Arga e Dem, através da implementação de rede Wi-Fi gratuita para toda a população. Neste momento, a rede Wi-Fi já está em funcionamento em Dem, Arga de S. João e Arga de Baixo e prestes a entrar também em funcionamento em Arga de Cima.

Os trabalhos começaram em Arga de Baixo e, em dezembro de 2016, a freguesia “despedia-se” definitivamente da situação de isolamento em termos comunicacionais em que sempre vivera. Até aí, em alguns locais, não era sequer possível realizar uma simples chamada de voz, com toda a insegurança que está associada a uma situação deste tipo.

Agora decorrem os trabalhos referentes à segunda fase da instalação dos equipamentos de reforço da rede móvel e da rede Wi-Fi em Arga de Cima, Arga de São João, Arga de Baixo e Dem. Para a concretização desta segunda fase foi necessário obter o licenciamento por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o que só aconteceu em outubro último. A partir daí a Vodafone começou a instalar as torres, um trabalho que só é desenvolvido quando as condições atmosféricas o permitem, sendo interrompido quando chove. Com a certificação por parte da EDP, que ainda se aguarda, haverá condições para tudo funcionar em pleno.

Investimento: 47.970,72 € + IVA

Estado: em fase de conclusão