Câmara prepara investimento superior a 1.6 milhões de euros nas redes de saneamento de Azevedo e Âncora /Lage

Câmara prepara investimento superior a 1.6 milhões de euros  nas redes de saneamento de Azevedo e...
15 Fevereiro 2019

Projetos deverão ser aprovados segunda-feira em reunião do Executivo

A Câmara Municipal está a preparar mais um grande investimento em matéria de saneamento. Os dois projetos em causa, cujo valor global previsto é superior a 1.6 milhões de euros, dizem respeito às freguesias de Âncora e Azevedo. Os dois projetos vão ser levados na próxima segunda-feira à reunião do Executivo, que terá lugar pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O presidente da Câmara vai propor ao Executivo aprovar submeter à Assembleia Municipal os projetos da Rede de Saneamento de Azevedo e da Rede de Saneamento de Âncora (Lage). O primeiro prevê um investimento de 770 mil euros, enquanto o segundo tem um custo previsível ligeiramente inferior: 763 mil euros. Ao valor total, acima de 1.5 milhões de euros, acresce ainda o IVA, o que eleva o montante global para um patamar um pouco acima de 1.6 milhões de euros.

Refira-se que, no caso da freguesia de Âncora, a obra será de ampliação da rede, desta vez abrangendo o Lugar de Laboradas, Lage. O caso da freguesia de Azevedo é bem diferente, uma vez que a instalação da rede de saneamento será como que uma “novidade” para aquela população, que até agora não dispõe de qualquer rede de saneamento.

Os dois projetos inserem-se no âmbito do POSEUR – candidatura a fundos comunitários a investimentos em rede de drenagem de águas residuais domésticas – ampliação de redes.

Miguel Alves vai ainda propor ao Executivo aprovar e submeter à Assembleia Municipal o Regulamento do Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia do Município de Caminha.

Da ordem de trabalhos faz ainda parte a análise e votação da Candidatura “BlueWays4you – Valorização e Promoção da Rede de Percursos Azuis do Alto Minho”; o Acordo de cooperação “Sonic Blast 2019”; a atribuição de subsídio ao Orfeão de Vila Praia de Âncora, no valor de seis mil euros, para apoio às atividades a desenvolver em 2019; e a atribuição do subsídio ao Âncora Praia Futebol para organização do evento “Festa do Mar e da Sardinha”, no valor de vinte e um mil euros.

O Executivo apreciará ainda as propostas relativas ao concurso público para arrendamento de uma loja exterior número 4 no Mercado Municipal de Caminha; alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para a realização do Desfile de Carnaval 2019; e alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Vila Praia de Âncora e União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para a realização do XXVIV Corso Carnavalesco Escolar.