Mercado Municipal em Caminha e Escola em Vila Praia de Âncora avançam para concurso público

17 Fevereiro 2020

Investimento global supera os 2.7 milhões de euros

As obras de construção do novo Mercado Municipal de Caminha e de ampliação da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado entram hoje numa fase decisiva, devendo o Executivo aprovar a submissão à Assembleia Municipal dos dois concursos públicos para execução das empreitadas, ambas de caráter estruturante e cujo investimento total previsto ultrapassa os 2,7 milhões de euros. A reunião do Executivo está marcada para o início da tarde de hoje, dia 17 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho.
O preço base para a empreitada “Mercado Municipal de Caminha” é de cerca de 600 mil euros, valor a que acresce IVA (596.300,00 + IVA), enquanto o concurso público para ampliação da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado rondará os dois milhões de euros, valor a que também se somará o IVA (1.953.368,74 + IVA).
Ambas as intervenções se revestem de grande importância para o concelho, sendo que, no caso do Mercado Municipal, permitirá substituir finalmente a estrutura atual, que tem caráter provisório há cerca de quatro décadas e não corresponde há muito às necessidades. Contingências várias impediram a Câmara de avançar com esta obra urgente há mais tempo, nomeadamente de natureza legal, uma vez que o direito de superfície dos terrenos em causa tinha sido cedido a privados.
Quanto ao estabelecimento de ensino, a ampliação corresponde a construção da Escola Básica de Vila Praia de Âncora, dando cumprimento a um velho anseio da população que assim terá um equipamento específico para as crianças do primeiro ciclo do ensino básico.
De realçar que a obra terá impacto no restante edificado, libertando espaços e melhorando condições. A sede da Academia de Música Fernandes Fão será construída ao mesmo tempo que a Escola Básica, com total autonomia de funções e de espaços, partilhando auditório e zona envolvente.