Rede de Fibra Ótica está a chegar a Vilar de Mouros

25 Outubro 2018

A rede de fibra ótica está a chegar a Vilar de Mouros. A execução da rede de comunicações eletrónicas em fibra ótica já avançou e já é visível nas principais artérias da freguesia. Vilar de Mouros junta-se assim às freguesias de Caminha e Vilarelho; Vila Praia de Âncora, Moledo e Cristelo; Azevedo e Venade; Seixas; Lanhelas; Riba de Âncora; Vile e Âncora. Em Vilar de Mouros, estão a ser instaladas 576 UAS e vão ser abrangidas 271 famílias. O investimento no concelho ronda os 1,5 milhões de euros, abrangendo 10 mil alojamentos e 5 mil famílias.
Esta obra resulta de um protocolo de colaboração para a execução de estudo base “Survey” no território das freguesias de Vilar de Mouros e Argela para implementação de uma rede de comunicações eletrónicas em fibra ótica, entre o Município de Caminha, Juntas de Freguesia de Vilar de Mouros e Argela. Assim, a implementação da rede de fibra ótica em Vilar de Mouros é assegurada pela respetiva Junta de Freguesia, Município de Caminha e DSTelecom.

Recorda-se que a 1ª fase da execução instalação da rede de fibra ótica no concelho de Caminha terminou no primeiro trimestre de 2018 e, agora, avançou uma segunda fase, que vai abranger as freguesias de Vilar de Mouros e Argela. É de referir que a primeira fase abrange 12 freguesias: Caminha e Vilarelho; Vila Praia de Âncora, Moledo e Cristelo; Azevedo e Venade; Seixas; Lanhelas; Riba de Âncora; Vile e Âncora, o que significa que alcança 8175 casas e 5 mil famílias. A segunda fase, como foi referido, vai abranger as freguesias de Vilar de Mouros e Argela. Vão ser instaladas 825 UAS (576 em Vilar de Mouros e 249 em Argela) e vai abranger 400 famílias, 130 em Argela e 271 em Vilar de Mouros.

Para Miguel Alves este investimento é importante para o concelho em termos de atração de investidores e de conforto para as pessoas que cá vivem e para as que vem de fora.  Também permitiu identificar 28 pontos de interesse dos seus próprios edifícios que vão ser contemplados também com fibra ótica e com ligação à Internet, dando como exemplo: o Gabinete de Apoio Municipal de Vila Praia de Âncora: os Postos de Turismo, o Forte da Lagarteira; os jardins de infância, as escolas básicas e as escolas secundárias do concelho de Caminha.