Dólmen da Barrosa - Vila Praia de Âncora

23 Maio 2018

Requalificação do Dólmen da Barrosa

Descrição: A Câmara Municipal devolveu o espaço envolvente ao Dólmen da Barrosa às pessoas de Vila Praia de Âncora com a recuperação do espaço envolvente. Dos trabalhos fizeram parte: o rebaixamento do muro existente no topo nascente para uma altura de 1,20 m, bem como a sua reconstrução nas zonas em falta, com características idênticas ao existente; a demolição do muro atualmente existente no topo norte e reconstrução do mesmo com uma altura de 1,20 m em toda a extensão. Ainda foi demolido o skate park que aí existia.

E de referir ainda que só foi possível fazer esta obra porque a Câmara Municipal de Caminha resolveu uma trapalhada de mais de 20 anos com a família e os herdeiros do Dólmen da Barrosa. O caso da Quinta da Barrosa é antigo, mas em 2013, o Executivo de então comprometeu-se a entregar três apartamentos de tipologia dois, até 31 de dezembro desse ano, o que nunca aconteceu. Como o Município também não dispunha, nem dispõe, desses imóveis, ao chegar à presidência da Câmara, Miguel Alves viu-se obrigado a encetar negociações com os herdeiros do antigo proprietário, com sucesso. O caso ficou parcialmente resolvido com o pagamento de uma compensação de 240 mil euros, em duas prestações. Posteriormente a Câmara chegou a acordo com o último dos herdeiros, já em 2017, a quem se comprometeu a pagar 75 mil euros em duas tranches. Foram então pagos imediatamente 25 mil euros e os restantes 50 mil euros foram liquidados em março último.

A recuperação do espaço envolvente ao Dólmen da Barrosa foi realizada no âmbito do Orçamento Participativo de Caminha.

Investimento: 22.378,39€ + IVA

Estado: concluída