Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Torre do Relógio - Caminha

Torre do Relógio - Caminha
imagem_1
dsc_0123
dsc_0120
dsc_0076
dsc_0053
dsc_0093
dsc_0102
dsc_0090

Torre principal das muralhas medievais de Caminha, dá acesso ao Centro Histórico Medieval da vila. Voltada a sul, esta torre tinha por baixo as Portas de Viana, por constituir uma saída em direção a Viana do Castelo. De planta quadrada, é constituída por dois pisos, e é atualmente o único torreão remanescente do castelo de Caminha. Em 1673 no cimo da torre foi colocado o relógio que lhe viria a dar o nome. É Monumento Nacional desde 1951.

Em 2008, foi alvo de requalificação e valorização, onde surgiu o Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, colocando o edifício da Torre do Relógio, ao serviço da cultura e do turismo, onde a História de Caminha e a sua evolução urbana desde as origens até aos nossos dias, assumem o papel principal.

A Torre do Relógio, símbolo emblemático da malha urbana de Caminha, integrava as muralhas construídas em torno da vila no século XIII, por ordem de D. Afonso III. Este grande conjunto defensivo comportava, originalmente, 13 torres, que correspondiam a igual número de portas. Esta era então designada como Porta de Viana, por dar acesso à estrada medieval que conduzia a Viana do Castelo. Actualmente, este é o único torreão do castelo de Caminha cuja estrutura subsiste intacta.

De planta quadrada, a torre possui no piso térreo a porta da vila, de arco pleno, sobre a qual foi disposta uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, ali mandada colocar por D. João IV, e o escudo de armas de Portugal, contemporâneo da época de construção das muralhas. Superiormente, o corpo da torre divide-se em dois andares, tendo sido rasgada, na fachada posterior, uma porta de acesso ao primeiro piso. O corpo é rematado por merlões e um coruchéu piramidal com sino. No cimo da torre, junto ao conjunto de merlões, foi colocado em 1673 o relógio que posteriormente viria a dar nome à torre.

Em Novembro de 2008, depois de uma campanha de obras de requalificação levada a cabo pela Câmara de Caminha e pelo IGESPAR, a Torre do Relógio abriu ao público como espaço museológico, albergando o Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, que descreve a história urbana de Caminha.

Catarina Oliveira

DIDA/ IGESPAR, I.P./ Fevereiro de 2011

Referência: Direcção-geral do Património Cultural. Disponível em: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70681 (Acedido em 01-07-2016)

Praça do Conselheiro Silva Torres 8

4910-156 Caminha