Simulacro de evacuação de dois lugares em Argela realizado com total sucesso

simulacro
13 Julho 2018

Caminha testou, com total sucesso, a evacuação de dois lugares da freguesia de Argela, no âmbito do programa "Aldeia Segura Pessoas Seguras". Cerca de três dezenas de residentes participaram no simulacro, que teve lugar no passado sábado, pelas 19h00.

Argela é uma das zonas de risco de incêndio no concelho, classificadas como de nível 1, e os dois lugares onde se realizou o exercício - Guimbra e Fiais - são também prioritários em termos de perigosidade, por reunirem condições naturais que os colocam em situação vulnerável em caso de incêndio. Daí a escolha desta parte do território concelhio para a realização deste primeiro simulacro, que contou com a adesão da população, e que foi precedido, durante a semana, de uma sessão de esclarecimento e sensibilização da população.

O exercício de sábado consistiu na evacuação da população dos dois lugares, tendo sido igualmente testada a evacuação de pessoas acamadas e idosas, com recurso a meios dos Bombeiros e da Proteção Civil Municipal.

A ação visou simular uma situação de avanço de uma frente de incêndio em direção ao aglomerado, iniciando-se com o alerta dado pelo toque do sino e a posterior intervenção dos oficiais de segurança local, dois cidadãos da freguesia, voluntários, que aceitaram ser designados para uma intervenção mais ativa. Estes voluntários, no caso César Simões e António Aldeia Nova, percorreram todas as casas, batendo à porta e alertando os moradores para a necessidade de abandonarem as suas casas e de se dirigirem para o local de refúgio previamente designado, o Largo da Igreja de Santa Cruz.

Neste simulacro participaram a Câmara Municipal de Caminha, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal; Junta de Freguesia de Argela; GNR; Bombeiros de Caminha e Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo. A coordenação entre as diversas entidades foi perfeita o que, aliado à participação empenhada da população, contribuiu para que a operação decorresse com total normalidade, pautando-se pelo sucesso.