Duas campanhas de esterilização em curso para combater abandono e reduzir número de animais errantes

06 Agosto 2019

Câmara e associação estão a trabalhar, mas a colaboração de voluntários é essencial

O Município de Caminha está a realizar duas campanhas de esterilização, uma delas diretamente e a segunda através da Associação Selva dos Animais Domésticas e as primeiras intervenções já permitiram devolver ao seu meio vários gatos, pertencentes a colónias. O objetivo das iniciativas é implementar uma política de gestão que conduza à redução do abandono animal e à proliferação de animais vadios e errantes, promovendo uma resposta efetiva às necessidades do concelho.
Cumprindo a vontade da população, que se manifestou através do Orçamento Participativo, elegendo, na terceira edição, o “Programa de esterilização animal”, a Câmara e a Associação Selva dos Animais Domésticos assinaram um protocolo, com vista à intervenção e estabilização das colónias de gatos existentes no concelho.
No âmbito deste projeto, a Câmara transferiu já 15 mil euros para a associação, devendo transferir a segunda fatia (mais 15 mil euros) posteriormente. A parceria permite capturar, esterilizar e devolver ao seu meio os gatos, devidamente identificados através de microchip, sem perder de vista, paralelamente, a eventual adoção.
A associação é a responsável pela operacionalização do projeto, cabendo também ao Município, além da transferência da verba, a monitorização do trabalho, função da responsabilidade do veterinário municipal.
Câmara e associação consideram este trabalho fundamental para o controlo das colónias e para travar a proliferação de animais errantes. Os animais esterilizados são devolvidos ao seu meio, depois de identificados eletonicamente e através de um pequeno corte na orelha esquerda. São também desparasitados e vacinados.
A campanha já se iniciou. A associação apela, porém, aos particulares/voluntários para que auxiliem na identificação das colónias e captura dos gatos, de forma a que o trabalho possa evoluir melhor, uma vez que a associação tem de cuidar, paralelamente, de algumas centenas de animais (cães e gatos) que se encontram à sua responsabilidade, de acordo também com um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Caminha.
Noutra perspetiva e de forma direta, a Câmara tem em curso uma segunda iniciativa nesta área, de acordo com o Regulamento do Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia. Neste momento há cerca de 15 casos identificados e aprovados e as primeiras esterilizações vão ser realizadas em breve, já que os animais em causa, na sua maioria, eram ainda demasiado jovens, no momento da inscrição, para a intervenção cirúrgica.
Recorde-se que este regime é aplicável aos animais de companhia, cães e gatos, cujo detentor pertença a um agregado familiar com carências económicas, devidamente comprovadas pelos Serviços de Ação Social do Município, mas também a animais que sejam resgatados das ruas por populares ou associações zoófilas legalmente constituídas.
O regulamento, que define o procedimento para os candidatos poderem beneficiar deste regime, está disponível no Sítio Oficial do Município de Caminha na Internet. Encontra-se na área “Viver”, devendo ser selecionada a componente “Documentação” e seguidamente “Regulamentos” ( https://www.cm-caminha.pt/pages/726).