Feirão de Tradições “Os Sabores do Campo” realiza-se sábado em Caminha

03 Junho 2020

Temporada de verão com 17 feirões em Caminha e Vila Praia de Âncora

Os Feirões de Tradições – “Os Sabores do Campo” estão de volta e o primeiro da temporada de verão tem lugar ainda esta semana, no próximo sábado, dia 6 de junho, em Caminha. Organizados pela Câmara municipal, estes feirões são uma forma de incentivo aos produtores agrícolas, mas também de defesa e promoção da agricultura e da própria paisagem.
A partir das 9h00 de sábado, em Caminha, junto ao Mercado Municipal, estarão à venda produtos agrícolas diversos, com a garantia de qualidade que oferecem os produtos mais genuínos, que o público sabe bem distinguir.
Este será o primeiro dos 17 feirões a realizar até setembro. Em junho, em Caminha, os dias dos feiões são o 6 e o 20. Em julho, estes mercados têm lugar nos dias 4 e 18; em agosto nos dias 1, 15 e 29 e em setembro nos dias 12 e 26.
Em Vila Praia de Âncora, na Praça da República, os feirões de junho acontecem nos dias 13 e 27; em julho a 11 e 25; em agosto dias 8 e 22 e em setembro a 5 e 19.
A tendência para o desaparecimento da agricultura tradicional no concelho e o progressivo abandono das terras levou a Câmara Municipal a intervir, com medidas que pretendem contrariar as novas realidades. Uma delas é a organização dos feirões para venda de produtos agrícolas, em Caminha e Vila Praia de Âncora. Trata-se de uma forma a preservar a agricultura do concelho e as paisagens agrícolas que também o caraterizam, de ajudar os pequenos agricultores a escoarem os excedentes que produzem e a proporcionar-lhes mais uma fonte de rendimento. Ao mesmo tempo, os feirões constituem uma forma de incentivar os mais jovens a iniciarem-se nesta atividade, contribuindo para a revitalização da agricultura.