Autarquia paga reforço de policiamento no Centro Histórico de Caminha

13 Agosto 2020

Apesar de não haver registo de casos ativos de COVID 19 no concelho, Miguel Alves não quer facilitismos e reforça presença da GNR na zona de bares durante a segunda quinzena de agosto

A partir de amanhã, sexta-feira, dia 14 de agosto, o Centro Histórico de Caminha vai contar com um reforço de patrulhamento e vigilância da GNR por força da contratação de serviços efetuada pela Câmara Municipal. O número de efetivos nas ruas do Centro Histórico aumentará durante a segunda quinzena de agosto, data em que se espera um maior afluxo de visitantes no concelho e nas zonas de diversão noturna.
Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “o reforço da GNR não está ligado a nenhuma notícia do presente. Na verdade, o número de doentes tem sido baixo, a generalidade das pessoas tem cumprido as regras de higiene e distanciamento social e os estabelecimentos, salvo poucas exceções, cumprem as regras de lotação, ocupação de esplanada e horários de encerramento. Mas não podemos facilitar, nem dar mostras que abrandamos no rigor. A fiscalização municipal continuará a ser uma constante e, a partir do meio do mês, vamos contratualizar com a GNR a presença de mais efetivos nas ruas onde costuma acontecer a diversão noturna”.
Segundo dados prestados pelo Comando Distrital da GNR, no âmbito do combate à pandemia, já foram registadas 28 infrações no concelho de Caminha, essencialmente relacionadas com o consumo de bebidas alcoólicas na via pública. Para o autarca, não há dúvidas: “as coisas estão a correr bem, as pessoas têm tido uma atitude muito cuidadosa, os empresários percebem que devem cumprir as regras, o concelho de Caminha está cheio de turistas e os casos de doença são residuais, mas, basta um ato irrefletido ou uma atitude irresponsável para colocar o trabalho de todos em xeque. Sabemos que os últimos dias de verão mobilizam muita gente para a vida noturna e não queremos deitar tudo a perder. Podemos sair, podemos descontrair mas sempre, sempre mesmo, temos que cumprir as regras, zelar pela nossa saúde e respeitar os outros”, remata Miguel Alves.
No último boletim da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o concelho de Caminha não registava qualquer caso ativo de COVID 19. Caminha vem assinalando um grande número de turistas durante os meses de verão e tem-se afirmado pela programação cultural que anima as ruas e as praças, cumprindo todas as regras emanadas pela Direção Geral de Saúde.