Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Serviço de Psicologia

logotipo

 

Documentos: 

regulamento_n__985_2022_regulamento_municipal_do_servico_de_psicologia_do_municipio_de_caminha

Formulário Referenciação Psicologia

 

Informações ùteis

O que é?
O Serviço de Psicologia é um serviço público, promovido pelo Município de Caminha, e tem como missão a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população, a adoção de estilos de vida saudáveis e a diminuição dos problemas de saúde (física e psicológica).
Pretende ainda promover a inclusão social, a promoção de boas práticas psicossociais e a redução das desigualdades, através de intervenção individual, familiar, organizacional e comunitária.
O Serviço de Psicologia realiza a sua intervenção baseada na evidência cientifica psicológica e na garantia e salvaguarda do interesse público, através de um trabalho em rede com as instituições locais, regionais e nacionais.

Quais os objetivos?
O Serviço de Psicologia tem como finalidade:
a) Promover o bem-estar e a qualidade de vida da população;
b) Promover a adoção de estilos de vida saudáveis e reduzir os riscos psicossociais;
c) Reduzir os problemas de saúde (física e psicológica);
d) Promover a inclusão social e a redução das desigualdades;
e) Facilitar a (re)integração socioprofissional no mercado de trabalho;
f) Realizar processos de avaliação psicológica para procedimentos concursais;
g) Promover a autonomia e a capacitação dos indivíduos, famílias e da comunidade;
h) Favorecer práticas educacionais e financeiras mais ajustadas com famílias vulneráveis;
i) Promover o sucesso escolar e a redução da violência em contexto educativo;
j) Fomentar o respeito pelas diferenças e a tolerância entre todos.

Quem pode beneficiar do Serviço de Psicologia?
O Serviço de Psicologia presta um serviço gratuito de apoio à população residente no concelho de Caminha, em especial, em situação de vulnerabilidade e/ou emergência.
A intervenção Serviço de Psicologia tem como destinatários:
a) Pessoas economicamente carenciadas que evidenciem necessidade de intervenção psicológica, referenciados pelos Serviços de Ação Social do Município e/ou o Serviço Local de Segurança Social;
b) Vítimas de catástrofe ou em situação de crise ou catástrofe, identificadas pela Proteção Civil Municipal, e reconhecidas enquanto tal pelo Serviço de Psicologia;
c) Crianças e Jovens referenciadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Caminha (CPCJ) e/ou elementos dos respetivos agregados familiares;
d) Utentes e/ou cuidadores informais referenciados pelos Serviços Locais de Saúde;
e) Crianças e Jovens em contexto escolar, dos diferentes graus de ensino público existentes no Concelho de Caminha.
f) População em geral no âmbito de programas e/ou iniciativas de prevenção de comportamentos de risco, promoção da saúde, integração social, promoção da não discriminação e não violência e/ou promoção do emprego.

Quem realiza as consultas de Psicologia?
As consultas são realizadas por Psicólogos, da carreira de Técnicos Superiores, legalmente habilitados e membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Como posso ter acesso às Consultas de Psicologia?
A solicitação de intervenção pelo Serviço de Psicologia é feita através do preenchimento do formulário de referenciação e enviar para psicologia@cm-caminha.pt.
A referenciação efetuada com base em carência socioeconómica está sujeita à avaliação das condições económicas do agregado familiar do requerente pelos respetivos serviços do Município, sendo elegível os agregados com rendimento “per capita” mensal inferior a 20% do valor do SMN (Salário Mínimo Nacional).
Só são elegíveis os Munícipes residentes no concelho de Caminha.
O preenchimento do formulário acima referido não se aplica nos casos em que a intervenção se realize em entidades externas, ao abrigo de protocolos previamente estabelecidos com o Município, devendo, nestes casos, serem cumpridos os procedimentos e critérios da respetiva entidade.

Onde são realizadas as consultas?
As consultas são realizadas nas instalações do Município de Caminha ou, nos casos de protocolos de parceria, noutras instalações.

Onde posso obter mais informações?
Poderá enviar as suas questões para psicologia@cm-caminha.pt ou ligar para o telefone 258710300, nos dias úteis, das 9h00 às 17h00.
Poderá também consultar o Regulamento Municipal do Serviço de Psicologia.