Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

JMJ2023

QUER APOIAR A REALIZAÇÃO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2023?

 

Inscreva-se como Família de Acolhimento!

 296715246_10160542350459789_8411215636683628109_n

No período de 1 a 6 de agosto de 2023, Portugal acolhe, em Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Nesse grande evento, reunir-se-ão milhares de jovens, sobretudo, para celebrar a fé e promover a união, a paz e a fraternidade entre os povos.

À semelhança do que tem acontecido noutras jornadas, muito jovens chegarão uma semana antes (de 26 a 31 de julho), para participar nos Dias nas Dioceses (DnD). Para o Arciprestado de Caminha virão cerca de sessenta (60) jovens, como o objetivo de conhecerem melhor a região, a cultura, a igreja local e as suas especificidades.

Para o efeito, o Arciprestado de Caminha, em parceria com o Município de Caminha, está a organizar um conjunto de atividades diversificadas, que propiciarão aos jovens um contacto privilegiado com o nosso território e uma fruição adequada dos nossos usos e costumes.

Considerando, no entanto, que um dos pontos-chave dos DnD é o contacto e a vivência com a comunidade local, desafiamos as famílias a acolher os jovens peregrinos em suas casas, num espírito de partilha e comunhão.

 

Se reside no concelho de Caminha e deseja ser Família de Acolhimento,

Inscreva-se através dos seguintes contactos:

pastoraljuvenilcaminha@gmail.com – 969310019- Padre João Martinho.

A missão das famílias de acolhimento consiste em:
· Providenciar dormida, para pelo menos dois jovens, durante os Dias na Diocese;
· Disponibilizar um local onde os jovens peregrinos possam fazer a sua higiene diária;

 · Garantir os pequenos-almoços e, pontualmente, uma outra refeição principal;
· Se possível, facilitar o transporte de e para os pontos de encontro;
· Comunicar e dialogar com os jovens, mesmo que não domine a língua de origem (tentar outras formas de interação).

 

Para ser Família de Acolhimento só é necessário:

  • Ter vontade para acolher, em sua casa, os jovens peregrinos que irão participar nos DnD. Não são necessárias grandes instalações ou comodidades - é como se acolhesse um amigo em casa. O mais importante é existir disponibilidade interior e vontade de fazer parte da JMJ.

 

Segurança para acolher os jovens?

  • Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura promover o convívio salutar entre diferentes povos. Em quase 40 anos de história, não são conhecidos incidentes de segurança. Para além disto, todos os jovens peregrinos, inscritos nos Dias nas Dioceses e na JMJ, têm de apresentar uma declaração de idoneidade emitida pelo Bispo, Pároco ou responsável do grupo ou movimento a que pertence.

 

Colabore! Deixe entrar a Jornada Mundial da Juventude

em sua casa!