-
Visitar
-
Comunicação
-
Notícias
- Câmara ultima os preparativos para que a Festa do Mar e da Sardinha seja um sucesso
Câmara ultima os preparativos para que a Festa do Mar e da Sardinha seja um sucesso
22 Junho 2015
Faltam apenas dois dias para começar a Festa do Mar e da Sardinha em Vila Praia de Âncora. A organização está a ultimar os preparativos para que às 18 horas, de quarta-feira, esteja tudo a postos para receber todos aqueles que visitarem o certame. As propostas são muitas: mostra gastronómica, mostra e venda de produtos e serviços ligados ao mar, batismo em kayak no rio Âncora, exposição “As Artes do Mar”, feira do livro e animação, com destaque para o Canário e o Pi d’Areosa. De 24 a 28 de junho, o Campo do Castelo vai servir de pano de fundo a um dos eventos que fazem parte do “Verão Azul” no concelho.
Faltam apenas dois dias para começar a Festa do Mar e da Sardinha em Vila Praia de Âncora. A organização está a ultimar os preparativos para que às 18 horas, de quarta-feira, esteja tudo a postos para receber todos aqueles que visitarem o certame. As propostas são muitas: mostra gastronómica, mostra e venda de produtos e serviços ligados ao mar, batismo em kayak no rio Âncora, exposição “As Artes do Mar”, feira do livro e animação, com destaque para o Canário e o Pi d’Areosa. De 24 a 28 de junho, o Campo do Castelo vai servir de pano de fundo a um dos eventos que fazem parte do “Verão Azul” no concelho.
\r\nÀ semelhança das edições anteriores, a Festa do Mar e da Sardinha centra-se nas fortes ligações que o concelho tem com o mar, nomeadamente com a comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora. A aposta é promover o potencial turístico do património marítimo, através dos serviços e produtos ligados ao mar que o concelho tem para oferecer.
\r\nDurante cinco dias, no Campo do Castelo, a grande atração vai ser a mostra gastronómica, onde a sardinha é a rainha. Do cardápio fazem parte os mais variados pratos confecionados com a sardinha, com o peixe fresco e o marisco da “nossa costa”. Para além dos restaurantes que se encontram no local, é possível degustar os mesmos petiscos nos 23 restaurantes que aderiram à iniciativa.
\r\nEsta edição ainda oferece provas de vinho e vários showcookings, organizados a pensar em todas as idades, desde o público infantil ao adulto.
\r\nA festa ainda é conhecida pelos produtos e artesanato relacionados com o mar que tem para oferecer a quem a visita.
\r\nA feira do livro é outra das atrações do certame. Para além dos serviços e produtos ligados ao mar, o visitante pode adquirir as mais variadas publicações relacionadas com o mar e outras temáticas. Esta edição conta com um momento especial no dia 27, pelas 18h00, com o lançamento do livro “A Masseira Ancorense”, de Brito Ribeiro e Celestino Ribeiro, uma edição do Nuceartes.
\r\nPara todos aqueles que gostam de desportos náuticos, a MinhAventura vai organizar batismo em kayak no Rio Âncora gratuitamente, nos dias 27 e 28 de junho, das 10h00 às 12h30.
\r\nQuanto à exposição “As Artes do Mar” é composta por várias peças de artes de pesca representativas das comunidades piscatórias do concelho de Caminha e das comunidades vizinhas de A Guarda, patentes no Museu do Mar de A Guarda. Esta exposição vai ainda dar a conhecer o Navio Museu Gil Eannes.
\r\nCom destaque para a gastronomia, o cartaz da animação também promete surpreender. Durante os cinco dias, pelo palco da Festa do Mar e da Sardinha vão passar muitos nomes conhecidos do grande público. No dia da abertura, a fadista Claudia Madeira vai atuar às 22h00. No dia 25, destacam-se as Marchas Populares a cargo dos Centros de Dia e Lares do Concelho de Caminha às 14h30, e o Canário e Cândido à Desgarrada, pelas 21h00. No dia 26, a Tocata dos Cantares de Orbacém atua às 12h30 e às 22h00, vai decorrer o espetáculo “Canções do Mar por Vozes da Nossa Terra”. No sábado, dia 27, o destaque é a atuação do Grupo de baile e Gaitas de Lusco Ó Fusco e da Agrupación Folklórica Vento Mareiro. Esta edição da Festa do Mar e da Sardinha encerra com atuação de Salgueiro e Pi d’Areosa, no domingo, dia 28, pelas 16h00.
\r\nConteúdo atualizado em18 de junho de 2018às 17:38