Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Câmara vai homenagear mais de 700 pescadores numa gigantesca exposição junto à praia de VPA

28 Julho 2015
A Avenida dr. Ramos Pereira e a Praça da República, em Vila Praia de Âncora, vão transformar-se, durante 10 dias, num grande espaço de homenagem a mais de sete centenas de pescadores do concelho, que andaram na pesca do bacalhau, nos mares da Terra Nova.

A Avenida dr. Ramos Pereira e a Praça da República, em Vila Praia de Âncora, vão transformar-se, durante 10 dias, num grande espaço de homenagem a mais de sete centenas de pescadores do concelho, que andaram na pesca do bacalhau, nos mares da Terra Nova. Os rostos dos homens do mar, as imagens das embarcações, livros, aprestos e outros elementos ligados à faina estarão em exposição nos dois espaços. Mas as "Viagens à Terra Nova", evento que decorrerá entre 31 de julho e 9 de agosto, incluem conferências, cinema ao ar livre, música e gastronomia, com o bacalhau como prato principal, confecionado de múltiplas maneiras, em dezenas de restaurantes do concelho, que aceitaram o desafio do município de Caminha para participar no "Aposta Bacalhau".  

\r\n


\r\n

Durante os últimos meses, o município de Caminha ouviu e enquadrou, em formato vídeo, testemunhos na primeira pessoa sobre os rostos dos protagonistas das viagens à Terra Nova. Antigos pescadores e/ou familiares recordaram connosco tempos de trabalho árduo nos bancos gelados da Terra Nova e da Gronelândia, na "grande pesca".

\r\n


\r\n

O objetivo da Câmara de Caminha foi registar e guardar para memória presente e futura os testemunhos deste valoroso património marítimo imaterial, que constituiu a pesca do bacalhau para a nossa comunidade. Os relatos surgem agora emocionados, revivendo tempos difíceis e incertos.

\r\n


\r\n

Este trabalho vai ser divulgado durante o evento, mas haverá também cinema ao ar livre, com a exibição de filmes sobre a temática. Destaque para a exposição que estará patente ao longo de toda a Avenida dr. Ramos Pereira, junto ao mar e à praia de Vila Praia de Âncora. Aqui poderão ver-se os "Rostos das viagens", mais de 700 homens, assim como os "Barcos das Viagens" e apreciar a própria evolução da pesca do bacalhau.

\r\n


\r\n

A Praça da República será transformada num emocionante espaço de homenagem, com o Cubo da Memória, mas também acolherá o cinema e alguns momentos musicais. Outros espaços do Viagens à Terra Nova localizam-se ainda junto ao mar. São eles o Posto de Turismo e a Loja de Aprestos, no Campo do Castelo, na zona do Portinho de Vila Praia de Âncora.

\r\n


\r\n

Destaque ainda para o Fado Forte, uma noite de fados muito especial, já no próximo sábado, dia 1 de agosto, que terá como cenário o Forte da Lagarteira, junto ao mar. O velho Forte acolherá os fadistas Elsa Gomes, Miguel Xavier e Ana Laíns.

\r\n


\r\n

Esta é a segunda edição do evento "Viagens à Terra Nova", num novo formato, mais rico, que se multiplica por diversos espaços. A organização é da Câmara Municipal de Caminha.

\r\n


\r\n

31 JULHO A 09 AGOSTO

\r\n

VIAGENS À TERRA NOVA

\r\n


\r\n

Exposições, viagens, património, tradição, cinema, conferências, animação, fado forte, gastronomia, bacalhau

\r\n

Local

\r\n

Vila Praia de Âncora

\r\n

Organização

\r\n

Câmara Municipal de Caminha

\r\n


\r\n

EXPOSIÇÕES

\r\n

31 julho a 09 agosto

\r\n

"CUBO DA MEMÓRIA"

\r\n

Local: Praça da República

\r\n

Vila Praia de Âncora presta tributo aos pescadores da pesca do bacalhau com uma exposição temporária, intitulada "Cubo da Memória" através de fotografia dos rostos dos pescadores e projeção multimédia de documentários, entrevistas e dados estatísticos.

\r\n


\r\n

"EVOLUÇÃO DA PESCA DO BACALHAU EM PORTUGAL"

\r\n

Local: Posto de Turismo de Vila Praia de Âncora

\r\n

Horário: 09H30 às 13H00 / 14H00 às 17H30

\r\n

Exposição de fotografia e mostra/venda de publicações sobre a pesca do bacalhau

\r\n


\r\n

"ROSTOS DAS VIAGENS"

\r\n

Local: Avenida Ramos Pereira

\r\n

Exibição de mais de 700 fotografias dos pescadores e marinheiros do concelho de Caminha, que fizeram da "grande pesca" o seu modo de vida. Esta mostra é um tributo aos valorosos homens de Vila Praia de Âncora e de outras freguesias do concelho de Caminha, de forma a inscrever na memória coletiva os nomes e imagens dos protagonistas desta "Faina Maior" nas "Viagens à Terra Nova".

\r\n


\r\n

"BARCOS DAS VIAGENS"

\r\n

Local: Avenida Ramos Pereira

\r\n

Exposição de imagens das embarcações onde navegaram os pescadores e marinheiros do concelho de Caminha na pesca do bacalhau, nos mares da Terra Nova.

\r\n


\r\n

GASTRONOMIA

\r\n

SEX 31 julho a 09 agosto

\r\n

Restaurantes aderentes do concelho de Caminha

\r\n

"Aposta Bacalhau"

\r\n

Venha conhecer e saborear as nossas especialidades de bacalhau.

\r\n


\r\n


\r\n

PROGRAMA DETALHADO

\r\n

SEX 31 | 18H00

\r\n

"Viagens à Terra Nova - Memórias do Gil Eannes"

\r\n

Conferência

\r\n

Dr. Barros Pereira, médico no navio-hospital Gil Eannes

\r\n

Mário Esteves, filho do comandante Mário Esteves

\r\n

Local: Loja de Aprestos, Campo do Castelo

\r\n


\r\n

SEX 31 | 21H30

\r\n

Recital de guitarra e poesia música

\r\n

Academia de Música Fernandes Fão

\r\n

Local: Praça da República

\r\n


\r\n

SEX 31 | 22H00

\r\n

Cinema ao ar livre

\r\n

A campanha do Argus, de Alan Villiers

\r\n

Produção: município de Ílhavo / Museu Marítimo de Ílhavo

\r\n

Local: Praça da República

\r\n

Documentário sobre a pesca do bacalhau por homens e navios portugueses na campanha de 1950, realizado por Alan Villiers.

\r\n

A Campanha do Argus permite entender os múltiplos significados deste património singular e desvendar a relação interessada do Estado Novo com o drama épico da pesca do bacalhau.

\r\n


\r\n

SÁB 01 | 12H00

\r\n

Inauguração do Passeio de A Guarda e do Largo do Porto Novo

\r\n

local: zona do Portinho

\r\n


\r\n

SÁB 01 | 18h00

\r\n

"8 séculos de Língua Portuguesa"

\r\n

Conferência

\r\n

Ana Laíns, embaixadora das comemoraçõ

Conteúdo atualizado em18 de junho de 2018às 17:38