Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

É obrigatório o abate de árvores afetadas pela doença do pinhal

22 Janeiro 2014
Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF), é obrigatório o corte de pinheiros e outras resinosas caso apresentem sintomas do Nemátodo da Madeira do Pinheiro. Este abate deve ser feito até ao final do mês.

Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF), é obrigatório o corte de pinheiros e outras resinosas caso apresentem sintomas do Nemátodo da Madeira do Pinheiro. Este abate deve ser feito até ao final do mês, caso contrário podem ser aplicadas coimas.

\r\n

A ocorrência, em Portugal, de uma doença do pinhal (doença da murchidão do pinheiro), provocada pelo Nemátodo da Madeira do Pinheiro, coloca em risco a floresta de pinho nacional.

\r\n

Assim, para evitar a dispersão da doença, pede-se a remoção dos exemplares que:

\r\n

- apresentem copa seca ou a secar (total ou parcialmente),

\r\n

- apresentem agulhas descoloradas.

\r\n

 

\r\n

Pede-se ainda a remoção dos exemplares que estejam tombados e/ou tenham sido afetados por tempestades ou incêndios (queimados ou parcialmente queimados). É ainda necessário eliminar, ou entregar em destino autorizado, o material lenhoso e sobrantes, resultantes do abate.

\r\n

Este procedimento é obrigatório em todo o país sendo, no entanto, prioritário em certas áreas, nomeadamente no concelho de Caminha, tal como é possível conferir neste edital.

\r\n

Assim, pede-se que proceda de imediato à remoção das árvores (e sobrantes, a não ser que reduzidos a estilha com 3 cm ou menos) que se encontrem nas condições referidas. Evite a dispersão desta doença do pinhal!

\r\n

O incumprimento ou deficiente cumprimento das ações referidas está sujeito à aplicação de coimas (até 44.000 euros) e sanções acessórias.

\r\n
Conteúdo atualizado em18 de junho de 2018às 17:38