-
Visitar
-
Comunicação
-
Notícias
- Lanhelas alvo de grandes investimentos
Lanhelas alvo de grandes investimentos
30 Julho 2015
A requalificação da Avenida da Liberdade será mais um dos investimentos que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia vão realizar em Lanhelas em 2016. Esta foi a garantia dada ontem na reunião descentralizada, por Miguel Alves, aos lanhelenses. O grande investimento que está a ser feito na freguesia e o trabalho de parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia também marcaram a reunião.
A requalificação da Avenida da Liberdade será mais um dos investimentos que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia vão realizar em Lanhelas em 2016. Esta foi a garantia dada ontem na reunião descentralizada, por Miguel Alves, aos lanhelenses. O grande investimento que está a ser feito na freguesia e o trabalho de parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia também marcaram a reunião.
\r\nJosefina Covinha admitiu que a segunda reunião descentralizada a decorrer em Lanhelas “é o momento de fazer um balanço e de avaliarmos, com rigor e sem receio da crítica construtiva, o trabalho realizado, o caminho percorrido e o que falta percorrer”, acrescentando que “o trabalho realizado, ao fim destes quase dois anos, dá-nos alento para os desafios vindouros, porque nos apraz dizer o muito que foi conseguido, fruto de um trabalho empenhado, obrigando-nos a dar cumprimento às promessas feitas às gentes da nossa terra”.
\r\nNa verdade, o trabalho que está a ser realizado em Lanhelas é percetível em várias frentes, seja em obra menos visível como a remodelação das condutas de água e saneamento, seja em investimento de grande porte como no caso da primeira fase da ecovia ou do campo de futebol, onde o investimento ultrapassa o milhão de euros. Para além das grandes obras, a autarca lembrou as intervenções na Travessa do Sobreiro e no Caminho do Serradouro, e adiantou que “a todo o momento entra em obras o Caminho da Bouça Velha”. Josefina Covinha referiu ainda as pequenas intervenções, cujo resultado altera garantidamente o bem-estar e o dia-a-dia de cada Lanhelense, dando como exemplos: “a limpeza de caixas das águas pluviais, grades e gradeamentos, limpeza de regos foreiros, caminhos, arranjo de espaços públicos, do Cruzeiro e escadório, conservação do mobiliário urbano, entre outras”.
\r\nMiguel Alves também referiu o grande investimento que o Município está a fazer em Lanhelas com a requalificação do Campo de Futebol de Lanhelas e a construção da ecovia Caminho do Rio. A obra no campo de futebol é uma aposta no desporto e está orçada em 898.085,53 euros. Quanto à ecovia Caminho do Rio Minho está orçada em 434, 607.26 euros. Ambas as obras são cofinanciadas em 85% pelo ON.2, sendo a restante verba assegurada pelo Município de Caminha.
\r\nO presidente da Câmara realçou que o investimento em Lanhelas não fica por aqui. Em 2016, avançará mais uma obra, a requalificação da Avenida da Liberdade, uma das artérias mais movimentadas da freguesia. Até ao final do ano, os técnicos da autarquia vão estudar a melhor solução para a rua e “em 2016 avançaremos com a obra”, disse Miguel Alves. Esta obra será mais uma intervenção levada a cabo pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal.
\r\nPara além do trabalho realizado em dois anos e das obras de grande envergadura que estão ainda em curso, outros temas dominaram a reunião que decorreu ontem ao final da tarde em Lanhelas. Assim, a sessão pública contou com intervenção de seis munícipes cujos assuntos se relacionaram com: intervenções no Caminho da Ramalhosa e na Avenida da Liberdade; falta de iluminação pública na Travessa do Couto; limpeza em várias artérias; atividades culturais e recreativas, assuntos sociais e a falta de segurança e infestantes que se verificam na EN13.
\r\nSobre a matéria das insfestantes na EN13, Guilherme Lagido, vice-presidente do Município, assegurou que hoje mesmo será feito um contacto com as Estradas de Portugal no sentido de ser cortada a vegetação e no caso da intervenção não se realizar de forma célere, a Câmara Municipal assumirá a obra.
\r\nConteúdo atualizado em18 de junho de 2018às 17:38