Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

MUSEU MUNICIPAL DE CAMINHA COM NOVO VISUAL

14 Fevereiro 2017
O Museu Municipal de Caminha foi alvo de uma intervenção. Foram criados novos espaços, conferindo à zona um visual atual e “user friendly”. Este trabalho vai integrar a obra de ampliação do Museu.

O Museu Municipal de Caminha foi alvo de uma intervenção. Foram criados novos espaços, conferindo à zona um visual atual e “user friendly”. Este trabalho vai integrar a obra de ampliação do Museu.

Esta intervenção permitiu a reorganização interna do Museu. A receção passou a fazer-se na área que confronta com a nova praça, criada aquando da construção da Nova Biblioteca de Caminha, e ainda foram construídas duas salas: uma nova sala de exposições temporárias e uma sala destinada a serviços educativos.

Dos trabalhos fizeram parte a renovação e construção de novas paredes, colocação de pisos e regularização de cotas de circulação interiores, com o objetivo de tornar o edifício num espaço acessível para todos os públicos, cumprindo a legislação das acessibilidades.

“Palavras e Música_ Obras da Coleção de Serralves”
para ver até 16 de abril


O Museu Municipal tem patente ao público duas exposições temporárias: “Música e Palavras – Obras da Coleção de Serralves” e Retrospetiva 2016.
 “Música e Palavras – Obras da Coleção de Serralves” está patente até 16 de abril. Esta exposição apresenta trabalhos que testemunham o interesse de artistas visuais nas últimas cinco décadas pelos universos da música, do som, da palavra dita. A aproximação a estes mundos serviu-lhes para saírem do contexto estrito da história das artes visuais e para produzirem obras que se inspiram na vitalidade da música, nomeadamente na música rock.

\r\n


Evidência desta relação entre música e artes visuais são as capas de discos de vinil pertencentes à Coleção Salvador Massada, também apresentadas na exposição. Esta seleção conta com capas desenhadas por artistas portugueses e internacionais como Jean-Michel Basquiat, Robert Frabnk, Barbara Kruger, Jorge Martins, Paulo Nazolino, entre outros.

\r\n


São apresentadas obras de Dara Birnbaum, Luís Paulo Costa, Luísa Cunha, Dan Graham, Ricardo Jacinto, Tony Oursler, Rui Toscano, Pedro Tudela.

\r\n


Desde a visão estética do acontecimento, ao papel do artista como performer, passando por práticas sonoras experimentais, esta mostra propõe uma aproximação à experiência sonora a partir da sua dimensão social no contexto contemporâneo. A materialidade do som, o poder da palavra como ferramenta sonora, a catarse envolvente dos elementos musicais e alusões à frenética estética do videoclipe, criam, nesta exposição, um percurso com diferentes propostas, ligadas de maneira mais ou menos transversal, ao som, à música e à palavra.

\r\n


Para além de estar patente no Museu Municipal, “Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves” pode ser admirada na Galeria de Arte Caminhense, edifício do antigo Posto de Turismo e Torre do Relógio.  A entrada é gratuita.

\r\n


A exposição Retrospetiva 2016 está patente até ao dia 05 de março. Esta mostra reúne as obras cedidas ao Município pelos artistas que escolheram a Galeria de Arte Caminhense para expor o seu trabalho durante o ano de 2016.

\r\n


Em 2016, foram mais de duas dezenas os artistas que escolheram uma das salas de visita do concelho para divulgarem o seu trabalho: Lúcio Danin Torres, Marcos Viana, Conchi Cuadrado, Joel Correia / Diana Pinheiro, José Luís Pais, Santarelli, João Barros, Puskas, Vitor Carneiro, Lucie Esteve, Isa Dora Cruz, João Marrocos, Dacha, Cachi / Tino Riveiro, Isabel Ferreira, Alfonso Vicente Rey, David Lopes / Rosário Pedro, Ricardo Dantas, Maria Mondim Pereira, José Manuel Rocha Pereira e Mário Rebelo de Sousa.
Ambas as exposições podem ser visitadas de terça-feira a domingo das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00.

Conteúdo atualizado em18 de junho de 2018às 17:38