Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Plano Gerontológico do Concelho dá os primeiros passos

20 Junho 2014
A Câmara Municipal de Caminha já iniciou o processo de recolha de dados das pessoas com 65 anos ou mais com residência no concelho de Caminha.

A Câmara Municipal de Caminha já iniciou o processo de recolha de dados das pessoas com 65 anos ou mais com residência no concelho de Caminha. O objetivo é elaborar o Plano Gerontológico Concelhio. Até dia 20 de junho, a recolha de dados está a ser feita em Venade, a seguir os técnicos da autarquia percorrerão Azevedo e em julho Vila Praia de Âncora.

\r\n

Questões relacionadas com o envelhecimento da população e com a sua qualidade de vida são assuntos que estão na ordem do dia do executivo camarário e que motivaram a elaboração do estudo sobre as caraterísticas das pessoas com 65 anos ou mais a viver no domicílio, ou seja, traçar um diagnóstico sobre os idosos em situação de isolamento no concelho.

\r\n

Nesta fase, está a ser feita a recolha de dados das pessoas com 65 anos ou mais nas freguesias, ou seja, um técnico da autarquia está a percorrer as freguesias do concelho, com o objetivo de conversar com a população alvo. Este trabalho começou na freguesia de Venade. De 23 a 27 de junho vai decorrer em Azevedo e no mês de julho em Vila Praia de Âncora.

\r\n

É de realçar ainda que os presidentes das juntas de freguesia e os párocos têm sido parceiros fundamentais na proximidade com as populações.

\r\n

Este é um trabalho que está a ser realizado pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Escola Superior de Viana do Castelo.

\r\n

O Plano Gerontológico Concelhio insere-se no Eixo IV - Envelhecimento, do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016 que a Rede Social de Caminha está a elaborar e cujos objetivos são: diminuir o isolamento físico e social dos idosos e promover práticas de envelhecimento ativo. Também vai permitir que as instituições sociais possam preparar candidaturas a quadros comunitários.

\r\n
Conteúdo atualizado em18 de junho de 2018às 17:38