Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Salta Barreiras para ver na Galeria de Arte Caminhense

11 Novembro 2014
A Galeria de Arte Caminhense tem patente os projetos que fazem parte do projeto Salta Barreiras – 3ª fase – “Mobilidades e Acessibilidades/Projetos de Melhoria”. A apresentação pública dos projetos realizados pelos alunos da ETAP decorreu esta manhã e contou com a presença de Miguel Alves.

A Galeria de Arte Caminhense tem patente os projetos que fazem parte do projeto Salta Barreiras - 3ª fase - "Mobilidades e Acessibilidades/Projetos de Melhoria". A apresentação pública dos projetos realizados pelos alunos da ETAP decorreu esta manhã e contou com a presença de Miguel Alves. O objetivo desta atividade é consciencializar para as barreiras que condicionam a mobilidade e o acesso dos cidadãos portadores de deficiência e ou incapacidade a determinados edifícios existentes na vila de Caminha. 

\r\n

A sessão de apresentação dos vários projetos contou com a presença de Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, Pedro Vila Pouca, vice-presidente da Direção do Centro Social Paroquial Nossa senhora da Encarnação - Vilarelho, Angelina Presa diretora pedagógica da ETAP - Escola Profissional, Jorge Oliveira, diretor de Curso Técnicos de Construção /Desenho da ETAP - Escola Profissional, e dos alunos do 11º ano do curso de Construção Civil/Desenho, entre outros.

\r\n

Trata-se de uma iniciativa do CLDS+Caminha, realizada em parceria com a ETAP - Escola Profissional, Unidade de Formação de Caminha e com o apoio do Município de Caminha e da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - delegação de Viana do Castelo.

\r\n

Os projetos em causa apresentam propostas de melhoria para vários edifícios públicos e privados existentes na vila de Caminha tais como: estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada; Tribunal, Conservatória e Registo Predial; passeios de ligação dos estacionamentos aos Edifícios Públicos e Caixa Geral de Depósitos e Edifício Paços do Concelho.

\r\n

Miguel Alves sublinhou a importância da atividade: "estas propostas são um contributo para a comunidade". Enalteceu o papel das instituições públicas e privadas envolvidas na atividade, bem como o trabalho desenvolvido pelos alunos.

\r\n

O Salta Barreiras é um projeto que contempla três fases. A primeira fase consistiu num debate subordinado ao tema das acessibilidades e da mobilidade reduzida. Na segunda fase, os alunos realizaram várias visitas aos edifícios em causa, com o objetivo de procederem ao levantamento dos constrangimentos ao nível das acessibilidades e mobilidades, para posteriormente elaborarem as propostas de melhoria. A terceira fase consistiu na apresentação pública dos projetos de melhoria dos edifícios em causa.

\r\n

A exposição está patente ao público até sexta-feira, dia 14 de novembro, e pode ser visitada das 13h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Conteúdo atualizado em18 de junho de 2018às 17:38