-
Visitar
-
Comunicação
-
Notícias
- Trabalhos desenvolvidos no âmbito da iniciativa 'Colorir pela Igualdade' vão ser expostos em Vila Praia de Âncora e Caminha
Trabalhos desenvolvidos no âmbito da iniciativa 'Colorir pela Igualdade' vão ser expostos em Vila Praia de Âncora e Caminha
A propósito do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, a Câmara Municipal de Caminha deu início à campanha ‘Caminha – um concelho pela igualdade entre homens e mulheres’. ‘Colorir pela Igualdade’ foi uma das atividades desenvolvidas no âmbito desta campanha e consistiu em desafiar os alunos do ensino pré-escolar e ensino básico do concelho de Caminha a ilustrar uma t-shirt branca, personalizando-a no âmbito da temática igualdade entre homens e mulheres. A “excelência dos trabalhos”, como explica a vereadora Ana São João, motivou a realização de uma exposição em Vila Praia de Âncora e em Caminha, antes de seguirem para a Assembleia da República, como estava previsto.
\r\nO município lançou o desafio e os alunos do concelho responderam à altura. Na verdade,
Ana São João explica que “não obstante, a data de envio dos referidos trabalhos estar, simbolicamente, planeado para coincidir com o Dia da Família, assinalado a 15 de maio, será levada a cabo a organização de uma exposição prévia, a decorrer em Vila Praia de Âncora e em Caminha”. É que, segundo a vereadora com o pelouro da Educação, “a excelência dos trabalhos, no que se refere à qualidade de abordagem à temática e criatividade de expressão artística, fundamentam esta determinação”.
O objetivo da exposição passa, não só, por dar a possibilidade à comunidade escolar de visualizar os trabalhos do coletivo, mas também por mostrar à comunidade local o resultado da iniciativa, como forma de reconhecer o talento e o empenho de todos na participação nesta iniciativa.
\r\nAssim, a exposição ficará patente durante quinze dias em cada um dos locais de exposição, sendo que, os locais estão ainda a ser definidos.
\r\nRecorde-se, que o desafio consistia em estimular a introdução da temática da igualdade de género junto dos alunos, através de um processo livre de criatividade com recursos a técnicas de desenho, pintura e/ou colagem. Desta forma, após a exposição será retomado o plano inicial de enviar as t-shirts personalizadas para os deputados da Assembleia da República, no sentido de sublinhar que a igualdade de géneros deve ser premissa transversal para a tomada de decisões públicas e políticas.
\r\n