-
Visitar
-
Comunicação
-
Notícias
- “Vamos continuar a combater por uma solução definitiva para o Portinho de Vila Praia de Âncora”
“Vamos continuar a combater por uma solução definitiva para o Portinho de Vila Praia de Âncora”
A dragagem de emergência do Portinho de Vila Praia de Âncora começa amanhã. Hoje foi feita a consignação da obra e as embarcações já se encontram no local. Finda a intervenção, os pescadores poderão trabalhar, mas a solução não é durável. O presidente da Câmara está satisfeito com o avanço imediato da dragagem, mas alerta que não é suficiente e promete continuar a combater por uma solução definitiva, ao lado dos pescadores.
\r\nA assinatura do contrato de consignação da obra decorreu hoje, ao fim da manhã. A draga de maior porte já se encontrava no local e começa amanhã a fazer a limpeza do canal de navegação. Hoje à tarde, uma embarcação mais pequena junta-se à de maior envergadura, e fará as dragagens complementares. A intervenção em causa implica a remoção de cerca de 50 mil metros cúbicos de areia no Portinho de Vila Praia de Âncora e está orçada aproximadamente em 450 mil euros. O prazo previsto para esta obra é de um máximo de 45 dias. No dia 11, dia da Procissão ao Mar, os trabalhos são interrompidos.
\r\nDiálogo com pescadores garante mais eficácia
\r\nCâmara e Associação de Pescadores estão moderadamente satisfeitos, mas há boas razões para acreditar que, ao contrário da dragagem anterior, desta vez a obra vai correr e bem e libertar o Portinho de uma boa parte da areia excessiva que o limita e que impede os pescadores de trabalhar.
\r\nNo passado, além do não envolvimento da classe piscatória, a dragagem fez-se em pleno inverno e o mar conseguiu repor a areia a um ritmo rápido, contrariando o efeito da draga, que tentava, em vão, limpar o canal.
\r\nDesta vez, ao contrário do passado, os pescadores foram chamados e vão participar, partilhando a sua experiência. A intervenção faz-se na época certa e previsivelmente os seus efeitos poderão durar cerca de um ano.
\r\nNo âmbito do diálogo entre a Câmara Municipal de Caminha, Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora e Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRNSSM) ficou acordada a participação dos pescadores e todas as partes reconheceram a sua importância. Vasco Presa, que preside à Associação de Pescadores, destacou hoje os benefícios deste trabalho de parceria. Teme, porém, o médio prazo e a reposição das areias pelas marés.
\r\nPortinho tem de servir os pescadores e a economia
\r\nSendo esta uma obra importante é insuficiente. Miguel Alves, inquirido pelos órgãos de Comunicação Social, não escondeu a sua preocupação e afirmou a determinação do Município em continuar a combater por uma solução definitiva, que leve a que o Portinho cumpra efetivamente o fim para o qual foi intervencionado, para além da componente urbanística e estética.
\r\nO presidente, destacando o caráter fundamental desta intervenção, defendeu que não se deve parar por aqui, mas sim trabalhar paralelamente, com vista à resolução total dos problemas. Miguel Alves sublinhou que dada impede, mesmo em tempo de escassez de recursos financeiros, que se trabalhe a parte técnica, até porque ainda não há consenso sobre qual será a melhor solução. "Comecemos pelas respostas técnicas e depois tentaremos encontrar o financiamento. O que não pode acontecer é continuar a ter o porto fechado. Esta obra tem de servir os pescadores, servir a população e servir a economia - essa é a sua razão de ser".
\r\n