-
Visitar
-
Comunicação
-
Notícias
- Vila Praia de Âncora e Caminha acolhem os dois últimos encontros de participação
Vila Praia de Âncora e Caminha acolhem os dois últimos encontros de participação
23 Outubro 2015
Âncora acolheu ontem ao final da tarde mais um Encontro de Participação. A sessão ficou marcada pela afluência de pessoas, que mais uma vez acorreram em grande número. Construção de um forno comunitário do campo à mesa em Riba de Âncora foi a proposta mais votada e que será alvo de análise técnica de validação. Os encontros de participação terminam na próxima semana, realizando-se sessões em Vila Praia de Âncora e Caminha.
Âncora acolheu ontem ao final da tarde mais um Encontro de Participação. A sessão ficou marcada pela afluência de pessoas, que mais uma vez acorreram em grande número. Construção de um forno comunitário do campo à mesa em Riba de Âncora foi a proposta mais votada e que será alvo de análise técnica de validação. Os encontros de participação terminam na próxima semana, realizando-se sessões em Vila Praia de Âncora e Caminha.
\r\nOs encontros de participação estão a decorrer desde o dia 13 de outubro, nas freguesias de Dem, Seixas, Venade e Âncora. De facto, em Âncora participaram 45 pessoas, distribuídas por 7 grupos. As 7 mesas apresentaram 10 propostas ao plenário: construção de um forno comunitário do campo à mesa em Riba de Âncora (25); recuperação física do jardim de infância em Âncora (17); criação de um espaço desportivo na antiga escola primária de Vile (16); intervenção na escola primária de Âncora/Lage (7); prolongamento da rede de saneamento básico em Âncora/lugar da Lage ou disponibilidade de uma cisterna (7); recuperação do Forte do Cão (5); reflorestação área da Gelfa (4); continuação do alargamento da rua da cividade Âncora (4); criação de um acesso pedonal de Âncora às escolas de V. P. Âncora (3) e o escoamento das águas da chuva na rua da Torre através da recolocação do pavimento – Âncora (2).
\r\nDestas 10 propostas apenas cinco serão alvo de análise técnica de validação: construção de um forno comunitário do campo à mesa em Riba de Âncora (25); recuperação física do jardim de infância em Âncora (17); criação de um espaço desportivo na antiga escola primária de Vile (16); intervenção na escola primária de Âncora/Lage (7) e o prolongamento da rede de saneamento básico em Âncora/lugar da Lage ou disponibilidade de uma cisterna (7).
\r\nAté ao momento já decorreram 4 encontros de participação, onde intervieram 138 pessoas e de onde já saíram 15 projetos para a equipa técnica avaliar para as freguesias de Lanhelas, Seixas, Gondar, Argas, Venade, Azevedo; Argela, Âncora, Vile e Riba de Âncora. Os projetos em causa são: adaptação do Centro Cultural de Gondar em Centro de Dia/Apoio Domiciliário; cobertura de internet sem fios nas Argas; implementação de parque infantil e equipamento fitness na Beirada do Rio, em Lanhelas; remodelação/requalificação da creche de Lanhelas; recuperação do edifício da EB1 de Lanhelas; requalificação das barracas dos pescadores em Lanhelas; casa mortuária em Lanhelas; requalificação da Casa das Pedras em Seixas; requalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova); criação da rota dos moinhos / limpeza cursos de água nas freguesias Venade / Azevedo e Argela; construção de um forno comunitário do campo à mesa em Riba de Âncora; recuperação física do jardim de infância em Âncora; criação de um espaço desportivo na antiga escola primária de Vile (16); intervenção na escola primária de Âncora/Lage; e o prolongamento da rede de saneamento básico em Âncora/lugar da Lage ou disponibilidade de uma cisterna.
\r\nOs encontros de participação terminam na próxima quinta – feira em Caminha. No entanto, na terça-feira, dia 27, decorre o penúltimo no Centro Coordenador de Transportes em Vila Praia de Âncora. O Município de Caminha convida os caminhenses a participarem, a apresentarem propostas e a decidirem os projetos que querem para o concelho.
\r\nRecorda-se que o orçamento participativo de Caminha assenta num modelo de participação de caráter deliberativo, através do qual os participantes poderão apresentar propostas e decidir os projetos que consideram ser os mais prioritários até 180 mil euros, ou seja, a verba contemplada no orçamento participativo para este ano correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2015. É importante referir que cada projeto não poderá ultrapassar os 60 mil euros.
\r\nConteúdo atualizado em18 de junho de 2018às 17:38