Rita Guerra abre 3ª edição do Vilas People que começa no dia 8 de julho em Vila Praia de Âncora

sara_correia
noble
orquestra_filarmonica_de_braga
rui_massena_copy
tiago_garrinhas
22 Junho 2022

Com a entrada no verão, a programação cultural do concelho de Caminha reforça-se após dois anos de pandemia que condicionaram a realização de alguns eventos. O mês de julho marca o regresso do Vilas People, festival de música criado no primeiro ano da pandemia, que se realiza nas duas vilas do concelho (Caminha e Vila Praia de Âncora) e que veio para ficar.

A terceira edição do evento apresenta um cartaz de grandes nomes da música nacional, estando o primeiro concerto a cargo da inconfundível voz de Rita Guerra. Este espetáculo está marcado para o dia 8 de julho, sexta-feira, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, precisamente no dia em que se comemoram os 98 anos de elevação da localidade a vila.

O evento prossegue durante o verão, pululando os concertos entre as duas vilas. No dia 29 de julho, o festival ruma a Caminha com a extraordinária presença de Sara Correia, umas das grandes fadistas da atualidade, regressando a Vila Praia de Âncora a 7 de agosto para um concerto da Orquestra Filarmónica de Braga.

A vez será, depois, de Caminha, a 18 de agosto, primeiro com Tiago Garrinhas - artista com raízes na vila e que contará com a participação de alguns convidados - e, de seguida, a 20 de agosto, com um concerto do maestro e pianista Rui Massena, autor de algumas das composições mais bonitas escritas nos últimos tempos.

O festival das vilas e do povo do concelho de Caminha encerra a 3 de setembro, em Vila Praia de Âncora, com Noble, um dos nomes mais fortes da atual música portuguesa, autor de sucessos como Honey ou Beautiful.

Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “o regresso do Vilas People é o exemplo perfeito de como a programação em pandemia ganhou lastro e merece continuar neste período de alguma normalização. Este evento enriquece a já extensa agenda cultural para o verão e é o sinal de unidade do concelho através da Cultura, pontuando as nossas duas vilas com concertos de inegável qualidade com alguns dos melhores compositores e interpretes portugueses da atualidade”.

Para o autarca, “a expetativa de um verão com muita gente, com uma economia vibrante, responsabiliza ainda mais o Município na valorização da sua oferta cultural e, por isso, para além dos eventos que já tomamos como habituais e que agora regressam após dois anos de paragem, quisemos manter alguns eventos extraordinários que organizamos no período pandémico e que foram um evidente sucesso”.

Para além deste evento, a agenda cultural de Caminha conta com o regresso de eventos emblemáticos como o Artbeerfest (de 14 a 17 de julho), o Caminha Medieval (de 20 a 24 de julho), o “31 de Julho porque depois entra agosto”, o Sonicblast (de 11 a 13 de agosto), o Festival EDP - Vilar de Mouros (de 25 a 27 de agosto) e dezenas de outras atividades.

O acesso aos concertos do Vilas People é livre e gratuito, não sendo necessária a aquisição ou recolha de bilhete. Toda a informação sobre programação cultural pode ser encontrada no site e nas redes sociais do Município bem como na agenda física que vai sendo distribuída nos espaços e equipamentos municipais, nos comércios e no espaço público em geral.