Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Terceiro número da revista ÍNSUA já está disponível

29 Setembro 2025

O terceiro número da revista ÍNSUA já está disponível. A nova edição, apresentada na V Feira do Livro Luso Galaica da Ribeira Minho, inclui artigos de vários autores e foca temáticas diversas, ao contrário dos dois primeiros números, de caraterísticas especiais, que se concentraram em temas específicos. Nesta edição, coordenada por João Azevedo, os autores refletem sobre temáticas transversais para o concelho, desde as questões climáticas, ao património, educação, instrução, famílias e desafios.

ÍNSUA - Cadernos de História, Ciência e Cultura do Município de Caminha é uma revista que nasceu em 2023 sob o signo da liberdade e do pensamento plural e independente, tendo no Conselho Editorial Aurora Botão Rego, Daniela Amorim, João Azevedo, Paulo Torres Bento e Rodrigo Pita Vilas-Boas de Meireles.

A primeira edição teve por título “Famílias, Casas e Quintas de Caminha” – homenagem a Manuel Jorge Avilez. Foi uma edição especial, coordenada por Paulo Torres Bento.

A edição seguinte coincidiu com o aniversário de Vila Praia de Âncora e foi dedicada à Vila centenária, sendo coordenada por Aurora Botão Rego.

Na edição 2025, a terceira, com coordenação de João Azevedo, é diferente. Encontramos desde logo uma reflexão de Horácio Faria sobre a temática do arrefecimento global, também designado por Pequena Idade do Gelo. Aurora Botão Rego traz, por seu lado, uma nova visão sobre os chamados “Milagres da Ínsua”. Já Lúcio Mourão Poço conduz-nos pela freguesia de Venade e o ponto de destino é a Casa dos Aragões, publicitada desde pelo menos o século XIII nas Inquirições Afonsinas. Lurdes Carreira aborda o tema “Heróis do mar: Ex-votos marítimos”. “Apontamentos da Instrução Popular em Caminha: O professor Jonas Afonso Martins Pinheiro e a Escola de Riba de Âncora” - é o título do artigo cuja autoria é partilhada por Catarina Dias e Lurdes Carreira. Paulo Torres Bento recorda, através do seu artigo, que a fotografia também escreve a história, também a guarda para memória futura. Nesta edição ainda encontramos a Serra d’Arga, numa perspetiva que Daniela Amorim escolheu abordar, no quadro de um desenvolvimento sustentável em áreas rurais.

Conteúdo atualizado em29 de setembro de 2025às 20:15