Estudantes identificaram Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e apresentaram propostas e medidas

projetosalunosvisita050623_6
projetosalunosvisita050623_7
projetosalunosvisita050623_24
projetosalunosvisita050623_26
05 Junho 2023

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS foram hoje tema de vários trabalhos, apresentados por estudantes da turma 12º B, do Agrupamento de Escolas de Caminha, no âmbito da disciplina de Geografia C. A sessão, que decorreu no Auditório do Museu Municipal de Caminha, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente (que hoje se celebra), surgiu também na sequência de um debate entre os estudantes e o Presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, e outros membros do Executivo.

Os trabalhos focaram várias componentes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, desde a apresentação do conceito à identificação de desigualdades a nível global, nacional e regional; identificação de desafios/obstáculos ao cumprimento dos ODS e apresentação de medidas a implementar.

Os alunos do Agrupamento, de Escolas de Caminha debateram dias antes com o Presidente, Rui Lages, e vereadores com pelouros relacionados com a temática, os ODS. Foram os casos da Vereadora Sandra Fernandes, que detém, entre outros, os pelouros da Coesão, Emergência e Inovação Social, Habitação e Apoio às Famílias, Saúde e Promoção de Estilos de Vidas Saudáveis e Juventude e Inclusão; assim como do Vereador João Pinto, responsável pelos pelouros da Cultura e Associativismo, Freguesias e Coesão Territorial, Sustentabilidade Ambiental, Transição Energética e Adaptação às Alterações Climáticas e Agricultura, Pescas e Floresta, além de outros.

Nesse encontro, os jovens puderam conhecer políticas e dinâmicas do Município no âmbito dos ODS, questionar os responsáveis sobre diversos temas, nomeadamente saúde e bem-estar, vida marinha, sustentabilidade, pobreza e vida terrestre.

Hoje, após a apresentação dos trabalhos, o próprio Presidente da Câmara, Rui Lages, conduziu os estudantes numa visita pelas instalações da Câmara Municipal, apresentando os diversos setores da vida municipal.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Caminha lançou em março último os “Meses Temáticos” dedicando o primeiro da série, precisamente o mês de março, ao Ambiente e à Sustentabilidade. com um vasto programa de atividades em múltiplas áreas, incentivando desde logo a participação da comunidade e a interatividade. Na altura foram implementadas diversas iniciativas de grupo, entre outras, ações de limpeza das praias, caminhadas e jornadas temáticas.