- Viver
- Município
- Documentação
- Área Económica e Financeira
- Compromissos Plurianuais
- Prestação de Contas
- Fundo de Apoio Municipal
- Património Municipal
- PAF e Impostos Municipais
- Balanços
- Demonstração dos Resultados
- Relatório de Gestão
- Mapa de Fluxos de Caixa
- Mapas de Execução Orçamental (Despesa e Receita)
- Execução anual do Plano Plurianual de Investimentos
- Investimento por freguesia
- Alterações e retificações orçamentais
- Lista de dívidas a fornecedores e respetivos períodos de mora
- Lista de empréstimos à banca e respetivos prazos e vencimentos
- Lista de dívidas por factoring e outra dívida a terceiros
- Subvenções Públicas
- Avisos, Publicações e Editais
- Consulta Pública do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Caminha
- Contratação Pública
- Orçamento
- Outros Procedimentos Concursais
- Planos Municipais
- Protocolos / Contratos Interadministrativos / Contratos Programa
- Recursos Humanos
- Regulamentos
- Taxas e Impostos
- Formulários e Requerimentos
- Reclamações/Sugestões
- Anúncios
- Procedimento Regulamentar / Início do Procedimento e Consulta Pública”
- Consulta Pública ao Mercado Imobiliário - 1.º Direito
- Acessibilidades - PRR - Programa de Intervenções em Habitações (PIH)
- Área Económica e Financeira
- Serviços Municipais
- Coesão Social
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)
- Educação Familiar ao Domicílio
- Ação Social Escolar
- Incentivos à Formação de Estudantes do Ensino Superior
- Animação Centros de Dia e Estruturas Residenciais para Idosos
- Desporto Sénior
- Cartão do Idoso de Caminha/Cartão Caminha 65+
- Rede Social de Caminha
- Banco Local de Voluntariado (EM MANUTENÇÂO)
- Programa Operacional de Apoio Pessoais Mais Carenciadas
- Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento
- Alto Minho Solidário - Missão Ucrânia
- Habitação
- Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação
- Serviço de Psicologia
- Rendimento Social de Inserção (RSI)
- Bolsa de Emprego
- Águas e Saneamento
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Educação
- Juventude
- Florestas
- Bem Estar e Saúde Animal
- Proteção Civil
- Obras Municipais
- Projetos Financiados
- Ordenamento do Território
- Mercados Municipais
- Cemitério Municipal
- Serviço de Defesa do Consumidor
- Cultura
- Projetos / Iniciativas
- Balcão Virtual
- Coesão Social
- Acesso Informação Administrativa
- Política de Privacidade
- Política de Segurança
- Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC)
- Canal de Denúncia
- Código de Combate ao Assédio Laboral
- Índice de Transparência Municipal
- Taxa Municipal Turística
- Freguesias
- Contactos
- Visitar
- Descobrir Caminha
- Cultura
- Desporto
- Informações
- Agenda: Próximos Eventos
- Material Promocional
- Comunicação
- Galeria Multimédia
- Investir
- Participar
- Início
- Visitar
- Comunicação
- Notícias
- Percursos equestres do rio Lima à Serra d’ Arga e da Serra d’ Arga serão inaugurados domingo
Percursos equestres do rio Lima à Serra d’ Arga e da Serra d’ Arga serão inaugurados domingo
No próximo domingo, dia 25 de junho, serão inaugurados dois novos percursos equestres - do Rio Lima à Serra de Arga e Percurso Equestre da Serra de Arga - entre o rio Lima e a Serra d’ Arga, unindo os concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha. A inauguração do Percurso Equestre da Serra de Arga acontecerá da parte da tarde, cujo início será na aldeia da Montaria (Viana do Castelo), no Largo do Souto, pelas 15h. A receção aos cavaleiros, em Dem (Caminha), decorrerá pelas 18h.
Os novos itinerários dão forma a uma rede intermunicipal de percursos equestres, articulando-se com os percursos já existentes ao longo da Ribeira Lima, desde a área urbana de Viana do Castelo até Lanheses, e ao longo da faixa litoral deste Município.
Da parte da manhã, decorrerá a inauguração do Percurso Equestre do Rio Lima à Serra de Arga, sendo o ponto de encontro o Parque Verde de Lanheses, pelas 9.30h. A receção aos cavaleiros terá lugar na Quinta de Pentieiros (S. Pedro d'Arcos, Ponte de Lima), pelas 12.30h. De tarde, decorrerá a inauguração do Percurso Equestre da Serra de Arga. O início será na aldeia da Montaria (Viana do Castelo), no Largo do Souto, pelas 15h. A receção aos cavaleiros, em Dem (Caminha), decorrerá pelas 18h.
O Percurso Equestre da Serra d’ Arga, com cerca de 37 km, abraça o maciço central da Serra de Arga, usando ancestrais caminhos rurais e de pastoreio. Desenvolve-se entre os 300 e os 500 metros de altitude, unindo as principais aldeias serranas: Montaria, Cerquido, Dem, Arga de São João, Arga de Baixo e Arga de Cima. Acima dos 500 metros, a imponência das formas graníticas modela a feição mais agreste da serra. Em contraste, a paisagem que envolve os núcleos rurais é marcada pelo rendilhado de ribeiros e campos de cultivo, muitas vezes em socalcos, divididos e suportados por muros de pedra. Nas aldeias sobressai a força da arquitetura vernacular, persistindo diversas casas cuja traça respeita as características da arquitetura tradicional do Alto Minho. Destacam-se também os numerosos moinhos de água de rodízio horizontal, as levadas de água, as pontes, pontões, fontes e lavadouros.
O Percurso Equestre do Rio Lima à Serra de Arga, com cerca de 20 km, desenvolve-se na continuidade do Percurso Pedestre e Equestre da Ribeira Lima (PR25), com início no limite urbano da cidade de Viana do Castelo. Este itinerário oferece-lhe uma estimulante experiência de imersão na natureza, contemplação da paisagem, aventura, exploração e descoberta da evolução deste território ao longo dos tempos. Partindo da serenidade refrescante das margens do rio Lima, na notável freguesia de Lanheses, o percurso sobe à recôndita e genuína aldeia do Cerquido, na vertente sul da Serra de Arga. A primeira parte deste itinerário, de feição plana e dificuldade reduzida, desenvolve-se entre o Parque Verde de Lanheses e a Zona de Lazer de Bertiandos, prosseguindo ao longo da planície aluvial da margem direita do rio Lima, através de um importante corredor ecológico. O percurso continua através da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, cuja travessia a cavalo é uma experiência imperdível. A segunda parte deste trajeto, tem início a subida do flanco ocidental do Monte da Formiga, no cume do qual, com cerca de 400 metros de altitude, terá existido o Castelo de Formiga, também conhecido como Castro de Formigoso. Uma vez superado o topo desta colina íngreme, o percurso segue em direção ao Cerquido.
A consolidação de um destino equestre internacional, meta para a qual contribui a constituição desta rede de percursos intermunicipal, é o grande desígnio do projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima, cofinanciado pelo programa Valorizar, do Turismo de Portugal, com uma dotação global de cerca de 135.000€.
Estes percursos, de índole ambiental, patrimonial e paisagístico, fomentam sinergias entre o turismo equestre e outros produtos turísticos centrais à escala regional, especialmente com o turismo rural, o turismo de natureza e o touring cultural e paisagístico.
Constituem, de igual modo, uma aposta estratégica para a promoção da valorização turística do garrano enquanto espécie autóctone e do seu habitat natural. Esta raça equídea autóctone povoa há milénios das montanhas do Alto Minho, designadamente na Serra de Santa Luzia, na Serra de Arga e na Serra da Labruja, onde ainda persiste num regime semisselvagem graças à sua robustez e excelente adaptação a este habitat. Sendo um cavalo pequeno, de estrutura sólida e andamento curto, habituado a enfrentar caminhos íngremes e pedregosos, transmite elevada segurança para a prática de percursos equestres em áreas de relevo acidentado. O garrano apresenta um andamento artificial, denominado de andadura ou passo baixo, que integra a equitação tradicional do Minho, prática com forte enraizamento cultural.