Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Igreja Matriz - Caminha

Igreja Matriz - Caminha
imagem_2

Autêntico ex-libris da Vila de Caminha, teve, provavelmente, duas fases de construção, a primeira das quais iniciada em 1428 e a segunda em 1488, durante o reino de D. João II. A sua construção demorou cerca de 60 anos e foi terminada já no reinado de D. Manuel I.

Com projeto do arquiteto biscainho Tomé de Tolosa e Francisco Fial, diz-se que pertence ao estilo manuelino, porque se incluí no conjunto das igrejas construídas na era de D. Manuel, mas nada, além disso, a enquadra nesse estilo.

A temática plateresca, de inspiração espanhola, está presente na decoração e na disposição geométrica dos alçados exteriores, como em todas as igrejas de artistas biscainhos.

A porta principal destaca-se pela sua decoração. É de arquivolta e está enquadrada por um alfiz com desenhos platerescos – grotescos e arabescos – e protegida por dois gigantes que seccionam a fachada em três panos, terminado em corochéus. Sobre a porta está um friso com animais fantásticos em relevo e uma rosácea.

O portal do lado sul, de grande beleza escultórica, apresenta uma porta arqueada com o mesmo tipo de decoração da principal, contendo as imagens de S. Pedro, S. Paulo, S. Lucas e S. Marcos.

No frontão podemos ver a imagem da Padroeira, Nossa Senhora dos Anjos, ou da Assunção e figuras estilizadas de anjos.

A torre, construída em 1556, é de secção quadrangular e tem 24m de altura, sendo um elemento arquitetónico arcaizante.

No interior, a estrutura é toda ela de estilo gótico nacionalizado atribuído às ordens medicantes (franciscanas e dominicanas), patente na sua tipologia de três naves, sendo as laterais rebaixadas para permitir a entrada da luz. As três naves são separadas por arcos inteiros, suportados por colunas com capitéis e plintos góticos e cobertas por tetos de madeira em forma de masseira, datados de 1565, à exceção dos da capela-mor e absidíolas que são em pedra de feição gótica.

Na abside direita está o retábulo do Santíssimo Sacramento, de talha do séc. XVII e, na esquerda, está a capela da Senhora do Rosário, sendo o retábulo de inícios do séc. XVIII.

Largo da Matriz

4910-122 Caminha