Desfile de Carnaval noturno nas ruas do Centro Histórico dentro de cerca de duas semanas

04 Fevereiro 2023

“A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” regressa à Vila a 20 de fevereiro

Dentro de cerca de duas semanas, o grande Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” volta ao centro histórico da Vila. É já no próximo dia 20 e a expetativa é grande, depois de uma interrupção de dois anos, ditada pela pandemia. Espera-se muita alegria, imaginação, colorido e fantasia e, claro, muita gente, como é habitual, destacando-se o evento entre os melhores desfiles do país. O concurso Desfile de Carnaval 2023 “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” é uma organização da Câmara Municipal de Caminha, da União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e dos comerciantes do concelho de Caminha.
Brincar ao Carnaval é uma tradição antiga em Caminha, mas o desfile noturno é uma prática mais recente, mas que rapidamente se consolidou, pela qualidade e dimensão. É mais uma ocasião de cooperação e convívio entre os povos das duas margens do Rio Minho. Os galegos “invadem” por norma o coração do Centro Histórico da Vila, desfilando às muitas centenas no enorme corso, destacando-se as comparsas, juntamente com os grupos e outros figurantes, que integram as diversas categorias.
O objetivo é a dinamização do Carnaval em Caminha, incentivando a criatividade e a imaginação, numa atividade lúdica e recreativa, assim como assinalar a data festiva. O desfile contribui para o incremento da economia local e há um concurso, com prémios pecuniários, que é mais um forte incentivo à participação.
O concurso do Desfile de Carnaval realiza-se na noite de segunda-feira de Carnaval, dia 20 de fevereiro, tendo também como propósito, como referimos, a promoção e dinamização da tradição da Cegada Carnavalesca em Caminha, incentivando ao mesmo tempo a criatividade e o espírito de associativismo da comunidade caminhense.
As categorias admitidas a concurso são: Individual – um único indivíduo disfarçado, ou até ao máximo de três indivíduos; Grupo - composto por um mínimo de quatro indivíduos até 30, inclusive; Comparsa – composto por mais de 30 indivíduos.
As inscrições e Normas de Participação estão disponíveis no portal Web do Município, na receção da Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, ou no dia do desfile na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, até às 21H00.
A ordem de saída do desfile será pela cadência numérica de inscrição; primeiro os participantes na categoria individual, seguido dos participantes na categoria de grupos e por fim as comparsas.
De acordo com as Normas, a avaliação será realizada durante o desfile, constando de uma passagem em frente ao júri, que se encontra junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Caminha, junto ao Edifício dos Paços do Concelho/Torre do Relógio e na Rua de S. João. Os concorrentes terão que mostrar de forma visível a identificação atribuída. A coreografia/representação que cada participante queira apresentar, deverá ser feita na passagem em frente aos três pontos onde se encontra o júri.
Serão atribuídos prémios pelo Município de Caminha, nas categorias de Comparsas e Grupos. Serão atribuídos prémios pela União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho, na categoria de individuais.
O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará no final da Rua de São João.