Desfile de Carnaval noturno de segunda-feira espera milhares de foliões

18 Fevereiro 2023

Faltam praticamente dois dias para que o grande Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” regresse ao centro histórico da Vila. Segunda-feira, pelas 21h30, espera-se mais de um milhar de participantes, galegos e portugueses, no monumental desfile. A última edição aconteceu em 2020, mesmo antes da pandemia impor restrições, e bateu todos os recordes: mais foliões do que nunca a desfilar, dezena e meia de comparsas galegas (grupos com mais de 30 pessoas), e um “mar” de gente a assistir e a vibrar, emoldurando as ruas. A noite de segunda-feira de Carnaval em Caminha é longa e depois de várias horas de desfile, a animação continua nos afamados bares da Rua Direita, para onde se transferem mascarados e foliões em geral.
Em 2020, o Carnaval de Caminha, com o seu grandioso desfile, juntou milhar e meio de participantes e comparsas com centenas de foliões; dezenas de carros alegóricos, alguns deles imponentes e a desafiar mesmo os limites das artérias do Centro histórico de Caminha, mas sobretudo muita criatividade, alegria e beleza. Porque é mesmo assim, se queremos brincar ao Carnaval, mas também porque o esforço é compensado, não apenas com uma noite de alegria e animação, mas também porque há prémios para os melhores.
As categorias admitidas a concurso são: Individual – um único indivíduo disfarçado, ou até ao máximo de três indivíduos; Grupo - composto por um mínimo de quatro indivíduos até 30, inclusive; Comparsa – composto por mais de 30 indivíduos.
As inscrições e Normas de Participação estão disponíveis no portal Web do Município, na receção da Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, ou no dia do desfile na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, até às 21H00.
A ordem de saída do desfile será pela cadência numérica de inscrição; primeiro os participantes na categoria individual, seguido dos participantes na categoria de grupos e por fim as comparsas.
De acordo com as Normas, a avaliação será realizada durante o desfile, constando de uma passagem em frente ao júri, que se encontra junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Caminha, junto ao Edifício dos Paços do Concelho/Torre do Relógio e na Rua de S. João. Os concorrentes terão que mostrar de forma visível a identificação atribuída. A coreografia/representação que cada participante queira apresentar, deverá ser feita na passagem em frente aos três pontos onde se encontra o júri.
Serão atribuídos prémios pelo Município de Caminha, nas categorias de Comparsas e Grupos. Serão atribuídos prémios pela União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho, na categoria de individuais.
Esta sexta-feira já foram colocados os enfeires carnavalescos e durante o dia de segunda-feira serão dados os últimos retoques, colocado palco e locais para o júri e bancadas. A expetativa é enorme. O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará no final da Rua de São João.