Maré cheia de gente em Vila Praia de Âncora para participar na iniciativa “Vamos limpar a nossa praia?”

3m1a5256
3m1a5267
3m1a5308
3m1a5327
3m1a5335
3m1a5354
3m1a5385
3m1a5414
3m1a5424
3m1a5473
04 Março 2023

Hoje houve manhã de “maré cheia” na praia de Vila Praia de Âncora. Não por causa das marés oceânicas que banham o areal, mas pela enchente que aceitou o desafio da Câmara Municipal, no âmbito da iniciativa “Março mês do Ambiente e da Sustentabilidade”. E o repto era para participar na limpeza da praia, nesta primeira ação, em Vila Praia de Âncora. Foi uma manhã também plena de boa disposição, alegria e vontade de colaborar em prol do ambiente e na defesa da nossa belíssima praia.

Muita gente, muita animação e o Sol a brindar com a sua luz este dia, ainda de inverno. A Câmara Municipal de Caminha promoveu hoje a primeira de quatro ações de limpeza das praias do concelho. “Vamos limpar a Nossa Praia?” é a designação da iniciativa e, como já referimos, é ao mesmo tempo um desafio à participação de todos. E o desafio foi aceite. Muitos foram os que marcaram presença no ponto de encontro acordado, a praceta central da Avenida Dr. Ramos Pereira (meia laranja), pelas 10h00, para participar na ação de limpeza na Praia de Vila Praia de Âncora, coordenada pelo Nuceartes - Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora.

No mês de março, a Câmara Municipal de Caminha está a levar a cabo mais três atividades de “Vamos limpar a Nossa Praia?”, que inclui, além de várias ações de limpeza nas praias marítimas do concelho de Caminha, ações de sensibilização para a necessidade de preservação dos sistemas dunares, proteção das praias e dos oceanos.

O próximo encontro deste tipo é já no dia 11, em Moledo e mantém-se o desafio à participação. Dias 18 e 25 de março há novas ações, respetivamente nas praias da Foz do Minho e e Forte do Cão – Âncora.

A organização é do Município de Caminha, com Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, União de Freguesias de Moledo e Cristelo, União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e Junta de Freguesia de Âncora. As iniciativas têm a parceria/apoio de: NUCEARTES – Núcleo de Estudos do Vale do Âncora, COREMA – Associação de Defesa do Património, VALORMINHO e LUSÁGUA, SA.

Os destinatários são a população em geral, que poderá participar gratuitamente e deverá inscrever-se online.