Câmara promoveu workshop e formação no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação

20 Março 2023

Decorreu na passada sexta-feira, um workshop de Linguagem Inclusiva e uma formação sobre Igualdade de Género nas Autarquias, no âmbito do Plano Municipal Para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Caminha. Ambas as iniciativas foram ministradas por Rosa Oliveira, Técnica Superior da Comissão Para a Cidadania e a Igualdade de Género.

O workshop de Linguagem Inclusiva destinou-se aos colaboradores e colaboradoras do Município de Caminha. Foram momentos de aprendizagem ou de partilha de experiências, nomeadamente, no contributo para a redução da discriminação em razão do género, na linguagem utilizada, para a eliminação da utilização de estereótipos e para a promoção de uma comunicação institucional promotora da igualdade entre mulheres e homens, em toda a Administração Pública.

Quanto à formação Sobre Igualdade de Género nas Autarquias dirigida às e aos dirigentes de todos os níveis hierárquicos do Município de Caminha visou: combater a discriminação em razão do género; formar para a Igualdade; promover a aceitação das diferenças;  promover a transmissão de informação sobre Igualdade de Género ao serviço de cada dirigente;   aumentar o número de colaboradores/as a usufruir de modalidades de conciliação, como horário de trabalho flexível ou regime de teletrabalho; clarificar os direitos dos/as colaboradores/as; sensibilizar os/as colaboradores/as relativamente às soluções existentes quanto à conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal;  reduzir as barreiras à participação motivadas pela responsabilidade de cuidado familiar;  integrar a perspetiva da igualdade entre mulheres e homens na formação dirigida aos recursos humanos da administração pública e, ainda, eliminar estereótipos de género no mundo laboral.