Dia Internacional das Florestas assinalado no concelho

foto__8_
foto__6_
22 Março 2023

Ontem, dia 21 de março, comemorou-se o Dia Internacional das Florestas. Por todo o concelho, foram muitas as atividades que marcaram a data, com destaque para a plantação de árvores autóctones em Dem e Riba de Âncora; visitas às Dunas dos Caldeirões e zonas reflorestadas na Mata Nacional de Gelfa e, ainda, à Mata Nacional do Camarido.

Estas atividades fazem parte da programação Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que o Município de Caminha está a promover durante este mês.

O dia começou com a plantação de árvores autóctones em Dem, junto à envolvente do Centro Escolar. Esta plantação organizada pelo Município de Caminha e Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA) contou com as parcerias da Junta de Freguesia de Dem, Conselho Diretivo dos Baldios de Dem, Carlos Sá Nature Events, Escola Básica e Secundária de Caminha e EB1/JI de Dem. Foram plantadas mais de uma centena de espécies, nomeadamente carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros e bétulas, pelos alunos da EBS de Caminha e EB1/JI de Dem.  Esta atividade ainda contou com o apoio da Valorminho.

A tarde foi intensa. Começou com a visita às Dunas dos Caldeirões, seguida da visita às zonas reflorestadas na Mata Nacional da Gelfa organizadas pela Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e que contaram com o apoio do Município de Caminha.

Seguiu-se a plantação de árvores autóctones em Riba de Âncora, no Lugar de Vila Verde, organizada pelo Município de Caminha e Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA) e que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora e Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora. Foram plantadas cerca de uma centena de espécies, nomeadamente carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros e bétulas, pelos utentes do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora.

O dia terminou com a visita à Mata Nacional do Camarido, uma iniciativa do Município de Caminha e da Corema – Associação de Defesa do Património e que contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A visita foi orientada pelo Eng. Rui Baptista, do ICNF, Gestor da Mata Nacional do Camarido.

Como referimos o Município está a promover o mês de março como o Mês do Ambiente e da Sustentabilidade com uma mão cheia de atividades.

Recordamos que, Vila Praia de Âncora vai acolher as Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho de 24 a 26 de março. Palestras, Mercado Sustentável e Atividades de Natureza vão marcar estes três dias dedicados à sustentabilidade. As jornadas organizadas pela QUOKKA contam com o apoio do Município de Caminha

Estas jornadas vão decorrer em três locais em simultâneo, Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, zona envolvente ao Portinho e Serra d’Arga.

O Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora vai acolher as várias palestras subordinadas aos temas: o pilar económico da sustentabilidade, o pilar ambiental da sustentabilidade e o pilar social da sustentabilidade.

No Mercado Sustentável a decorrer, durante os três dias, na zona envolvente ao Portinho de Vila Praia de Âncora, podemos contar com uma panóplia de ateliês, com destaque para a biodiversidade do estuário do Rio Âncora, construção de um hotel de insetos, minis engenheiros - construção de uma cidade sustentável, sobrevivência na natureza e exploradores da natureza.

As Atividades de Natureza vão ter lugar sempre da parte da tarde e contam com as seguintes ações: o CISA e a interpretação da Serra d’Arga (fauna, flora, património); do trigo ao pão - elaboração de pão em forno comunitário e, ainda, caminhada de São João d’ Arga, a vida na envolvência no mosteiro. Os interessados têm à disposição transporte.

Informações detalhadas em  www.jornadasdesustentabilidade.pt