Tapetes Floridos marcam Solenidade do Corpo de Deus em Caminha

02 Junho 2023

No concelho de Caminha, a tradição continua “viva”. Os tapetes floridos continuam a marcar a Solenidade do Corpo de Deus. No dia 8 de junho, Dia do Corpo de Deus, Caminha e Vilarelho vão “acordar” engalanadas de tapetes floridos realizados pelos caminhenses. O grupo de Jovens do concelho, que vai participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, é o convidado, este ano, para participar na execução dos tapetes em Caminha. O evento tem o apoio da Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho.

Para além da religiosidade que lhe está associada, a Festa do Corpo de Deus continua a ser um cartão-de-visita da vila. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha e Vilarelho para admirarem as verdadeiras obras de arte elaboradas pelos caminhenses. Há várias semanas que as diferentes comissões de rua trabalham arduamente nos preparativos dos tapetes. De facto, na noite que antecede a festividade, passam a noite acordados a enfeitarem as ruas, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas para serem admiradas. Este ano, os jovens do concelho que vão participar na Jornadas Mundiais da Juventude vão também contribuir para que os tapetes floridos continuem a ser um postal ilustrado do nosso concelho.

A Solenidade do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal. Para além de atribuir um subsídio à Paróquia de Caminha para apoio à festividade, o Município através dos seus trabalhadores está a dar o seu contributo para que os tapetes de flores continuem a ser uma referência. De facto, há várias semanas que os funcionários trabalham afincadamente: preparam os moldes para os desenhos, cortam os verdes, tingem as fitas de madeira e o serrim, que as diferentes comissões utilizam para engalanarem as ruas. No dia da elaboração dos tapetes também prestam todo o apoio necessário para que tudo corra dentro daquilo que é expectável. No final das celebrações, ainda fica a cargo do Município a limpeza das ruas.

Os tapetes floridos podem ser admirados a partir das primeiras horas da manhã. O dia termina com o Ofício Solene de Vésperas, na Igreja Matriz de Caminha, seguido da Procissão do Corpo de Deus e que conta com a participação de todas as paróquias do Arciprestado de Caminha e que percorrerá as ruas de Caminha e Vilarelho.