Câmara dedica o mês de junho ao Desporto

02 Junho 2023

Caminha é um concelho que “vive” e “respira” desporto, é uma “Terra que Mexe”. Na verdade, a Câmara Municipal está a dedicar o mês de junho ao Desporto. É uma forma de apoiar e incentivar o desporto e as várias modalidades desportivas praticadas no nosso Concelho. São vários os Clubes e Associações Desportivas que o concelho tem e que se dedicam aos mais variados desportos, desde o andebol, passando pelo Judo, karaté, hóquei, futebol, dança, natação, ténis, não esquecendo o remo, para muitos considerado o desporto “rei” no concelho de Caminha.

Assim, este é o quarto mês de uma série de meses temáticos, uma iniciativa que o Município de Caminha lançou em março e vai prolongar-se ao longo do ano de 2023.

Depois de termos dedicado o mês de março ao Ambiente e à Sustentabilidade, o de abril à Saúde e o Bem-Estar, o de maio ao Mar, aos Rios e à Pesca, vamos dedicar este mês, como já referimos, ao Desporto com atividades desportivas das mais variadas modalidades, para todos os gostos e idades, com destaque para o eLiga Portugal Finals, as caminhadas; o Trilho dos Mineiros, a VII Meia Maratona Sunset de Caminha; aulas de capoeira, aulas abertas de stand up paddle, Kayak e Remo, caminhadas; corridas; pesca desportiva; voleibol na areia, entre muitas outras.

Referimos ainda que, em junho, vamos comemorar o Dia Mundial Internacional do Yoga, com a iniciativa Reconectar – 2ª edição. Vamos também inaugurar o percurso equestre da Serra d’Arga, no dia 18 de junho.

Este fim-de-semana, o eLiga Portugal Finals vai disputar-se no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, com os “Final Eight” a encontrarem-se entre os dias 3 (quartos de final) e 4 (meias-finais e final) de junho. São oito as equipas que estarão presentes na fase decisiva da competição. FC Paços Ferreira DJE, Rio Ave FC, Estoril Praia 22 eSports e eFC Porto Soccersoul, provenientes do Grupo A, e SC Braga EGN, FC Arouca by Quest, CD Santa Clara e Benfica Teleperfomance, diretamente do Grupo B, são os conjuntos que tentarão levantar o tão almejado troféu.

No dia 4 de junho, vai decorrer o Trilho dos Mineiros, que este ano já vai na V edição. Este é um trilho suis generis, que junta a história, a tradição e a natureza. Na verdade, estamos perante um trilho com paisagens de incomparável beleza, que dá a conhecer partes da história das gentes do nosso concelho, através das ruínas das antigas minas de exploração de estanho e volfrâmio.

Ao longo do percurso, outrora feito pelos nossos mineiros, podemos observar ruínas de moinhos de água, quedas de água do ribeiro do rio Bom e zonas rurais. Com concentração marcada no Largo do Senhor do Socorro, em Venade, este percurso pedestre de 10 KM, apresenta um grau de dificuldade fácil/moderada.

No dia 11 de junho, a Praia da Forte do Cão, em Ancora, vai servir de cenário ao 3ºOpen Surfcasting Duplas, o Concurso Nacional de Pesca Desportiva.

O Âncora Praia Futebol Clube vai organizar o Torneio U11 Benjamins Concelho de Caminha, no dia 11 de junho, no Campo de Jugos Paulino Velho Gomes, em Âncora.

Também o Atlético Clube de Caminha vai organizar os Torneios Caminha CUP 23 nos dias 17, 18 e 25 de junho e 2 de julho, no Estádio Municipal Morber, em Caminha,

A Única Meia Maratona Sunset de Caminha está de regresso ao nosso concelho já no dia 17 de junho.Este evento desportivo inclui: Meia Maratona – 21 Km; Minimaratona - 7 Km e Caminhada – 5 Km. As inscrições devem ser realizadas em http://atriatlocaminha.pt/meia-maratona-sunset-caminha/ até ao dia 11 de junho. Mais informação em http://atriatlocaminha.pt/meia-maratona-sunset-caminha/