Passar para o Conteúdo Principal Top
Município de Caminha (voltar à página inicial)
  • Página do Facebook (abre numa nova janela)
  • Página do Youtube (abre numa nova janela)
  • Página do Instagram (abre numa nova janela)
  • Página do RSS feed (abre numa nova janela)

Exposição 'Histórias de Vida' de Mário Rebelo de Sousa patente no Museu Municipal de Caminha até 11 de outubro

01 Setembro 2026
Foi inaugurada ontem, no Museu Municipal de Caminha, a exposição "Histórias de Vida", do artista plástico Mário Rebelo de Sousa, uma mostra que reúne um conjunto de obras representativas do percurso criativo de um dos mais reconhecidos artistas da região. A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 11 de outubro.
A sessão de inauguração contou com a presença de familiares, amigos, admiradores da obra do artista e elementos do Executivo Municipal, que tiveram oportunidade de conhecer de perto um universo artístico rico em simbolismo e emoção, numa permanente viagem entre o real e o imaginário.
Natural de Âncora, Mário Rebelo de Sousa iniciou o seu percurso artístico de forma autodidata e construiu, ao longo de mais de cinco décadas, uma obra singular marcada pela liberdade criativa, pela experimentação e por uma constante reinvenção da realidade. Frequentemente associada ao surrealismo, a sua pintura conduz o observador por territórios onde a memória, o sonho e a imaginação se entrelaçam, dando origem a narrativas visuais de forte expressão poética e profundamente pessoais.
Com curadoria de Madalena Macedo e António Cabral Pinto, a exposição apresenta trabalhos representativos de diferentes etapas da carreira do artista, revelando personagens, símbolos e histórias que convidam à contemplação e à descoberta. Cada obra surge como um fragmento de vida transformado em linguagem artística, refletindo uma visão muito própria sobre o mundo, a condição humana e as vivências que moldam a nossa existência.
Ao longo do seu percurso, Mário Rebelo de Sousa tem sido distinguido em diversas iniciativas culturais e artísticas, afirmando-se como uma referência incontornável no panorama artístico regional. Em "Histórias de Vida", o artista partilha um testemunho da sua permanente procura criativa, alicerçada numa linguagem estética singular e imediatamente reconhecível.
A exposição pode ser visitada no Museu Municipal de Caminha até 11 de outubro de 2026, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados das 09h00 às 13h00.
A entrada é livre.
Conteúdo atualizado em1 de setembro de 2026às 11:51