-
Visitar
-
Comunicação
-
Notícias
- Exposição “José Porto: Arquitetura e Memória” para visitar até 27 de novembro nos Paços do Concelho de Caminha
Exposição “José Porto: Arquitetura e Memória” para visitar até 27 de novembro nos Paços do Concelho de Caminha
A exposição “José Porto: Arquitetura e Memória” continua patente ao público no Edifício dos Paços do Concelho de Caminha até ao dia 27 de novembro. Esta mostra é uma oportunidade para conhecer e valorizar a obra de um dos mais importantes arquitetos portugueses do século XX e o seu contributo para a arquitetura, o património e a memória coletiva.
A mostra homenageia o legado de José Porto, destaca a qualidade e a relevância do seu trabalho, marcado por uma visão inovadora e por uma linguagem arquitetónica que continua a constituir uma referência para profissionais, investigadores e apreciadores da arquitetura. A sua obra, dispersa por vários pontos do país, testemunha uma abordagem que conciliou modernidade, funcionalidade e integração no território, deixando uma marca duradoura na paisagem urbana e na identidade das comunidades.
A exposição estabelece uma ligação entre a investigação desenvolvida sobre José Porto e o património documental preservado pelo Arquivo Municipal de Caminha. O percurso expositivo integra 19 painéis da primeira mostra dedicada ao arquiteto, realizada pelo GEPPAV em 2003 sob coordenação de Paulo Bento, vários painéis produzidos pelo arquiteto Paulo Vila Verde centrados na sua obra e um conjunto de projetos de arquitetura provenientes do acervo do Arquivo Municipal.
Além de divulgar a riqueza do património documental do concelho, a iniciativa pretende reforçar a importância dos arquivos como guardiões da memória coletiva, valorizando os documentos enquanto testemunhos fundamentais para a compreensão da história, da identidade e da evolução do território.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. A entrada é gratuita.