Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Nova estação elevatória de saneamento em Vilarelho vai resolver um problema de anos

14 Abril 2026

Foi adjudicada a empreitada para a construção da nova estação elevatória de saneamento em Vilarelho, uma intervenção da responsabilidade da ADAM, cuja execução terá início nos próximos dias.

A intervenção servirá para requalificar e modernizar a Estação Elevatória existente, a qual também serve o abrigo dos animais domésticos e os estaleiros municipais.

Esta elevatória, que irá ficar a funcionar em pleno, junto às margens do Rio Coura, também visa colmatar qualquer possibilidade de poluição daquele que é um dos rios que a câmara municipal quer promover e potenciar.

Esta obra representa um investimento estruturante no reforço das infraestruturas do concelho.

As estações elevatórias desempenham um papel fundamental no funcionamento eficiente dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, garantindo o seu correto encaminhamento para tratamento adequado. A sua modernização e reforço são determinantes para prevenir descargas indevidas, reduzir riscos ambientais e assegurar padrões elevados de salubridade pública.

No caso em concreto, esta intervenção permitirá aumentar a capacidade e a fiabilidade do sistema existente, acompanhando as necessidades atuais e futuras do território. Trata-se de uma resposta concreta a desafios estruturais, com impacto direto na qualidade ambiental, na valorização do espaço público e na sustentabilidade dos recursos naturais.

Esta intervenção insere-se numa visão estratégica de desenvolvimento sustentado, onde a qualificação das infraestruturas básicas constitui um pilar essencial para a qualidade de vida, a saúde pública e a competitividade do concelho.

Conteúdo atualizado em14 de abril de 2026às 12:43