-
Visitar
-
Descobrir Caminha
-
O que Visitar
-
Património Histórico
- Cruzeiro de Venade
Cruzeiro de Venade
Executado entre 1760 e 1790, a expensas da população, o cruzeiro de Venade é um dos mais interessantes exemplos, no Norte do país, deste género de manifestações, que atestam a importância dos espaços exteriores marcados por símbolos religiosos. O padrão destaca-se pela profusão e qualidade escultórica dos elementos que o constituem, apresentando uma iconografia própria destes cruzeiros, mas muito completa, onde figuram os quatro Evangelistas, Nossa Senhora da Conceição e Cristo Crucificado.
Assente sobre quatro degraus octogonais, o plinto, de cornija moldurada, exibe, nos cantos, as esculturas dos Evangelistas. O fuste da coluna, em espiral, tem início numa base decorada por acantos, e termina num capitel em forma de florão. A meio, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição (rodeada por querubins), de mãos postas e com a serpente enrolada sob os seus pés. O conjunto termina com Cristo numa cruz de braços de secção circular.
A leitura iconográfica deste conjunto, de sentido ascensional, culmina na complementaridade entre as cenas representadas, alusivas aos dois momentos extremos da vida de Jesus, a Encarnação e a morte na cruz (VITERBO, 1910, p. 2).
É conhecido o nome do canteiro responsável pela execução deste cruzeiro, Bento Lourenço da Costa, ou o pai, a quem são atribuídos, pela proximidade estilística, outros dois padrões - São Pedro de Arcos (Ponte de Lima) e Santa Maria de Portuzelo (Viana do Castelo) (VITERBO, 1910, p. 2; CHAVES).
(Rosário Carvalho)
Referência: Direcção-geral do Património Cultural. Disponível em: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74690 (Acedido em 01-07-2016)
Largo António Joaquim Alves da Cruz, Venade