-
Viver
-
Serviços Municipais
-
Ambiente, Águas e Saneamento
-
Ambiente
-
Serra d'Arga
-
Caminhos de São João d'Arga
- Caminho do Vale do Âncora
Caminho do Vale do Âncora
Com início junto à Igreja Paroquial de Vila Praia de Âncora, o Caminho do Vale do Âncora desenvolve-se, inicialmente, pelo vale e pela veiga do rio Âncora, atravessando as freguesias de Vile, de Riba de Âncora, de Gondar e de Orbacém.
Ao longo da fértil veiga do Âncora observa-se um povoamento denso, mas disperso, entremeado por campos agrícolas, bosquetes de vegetação nativa, galerias ripícolas e pequenas manchas florestais de pinheiro e eucalipto. Por entre o casario destacam--se as igrejas paroquiais de Vila Praia de Âncora, de Vile, de Riba de Âncora e de Gondar. De igual forma, convidam a uma visita as capelas rurais de Santo Amaro — um miradouro privilegiado sobre a ampla bacia atlântica do Âncora —, a do Espírito Santo e a de São Miguel, em Riba de Âncora, e a de Nossa Senhora da Agonia, em Gondar.
Pelo caminho podem igualmente observar-se vários moinhos, nomeadamente os d’Apardal, em Riba de Âncora, os do Joanete, do Baia e do Pinto, em Gondar, e os de Pedrulhos, na já vianense freguesia da Montaria. A partir da Capela de São Francisco, muitos são os pontos de miradouro que se encontram ao longo da vertente poente da Serra d’Arga; um convite a parar e a admirar os vastos panoramas sobre o vale do Âncora que deles se alcançam.
O ponto mais alto do caminho atinge-se na Chã do Guindeiro: um excecional miradouro para o vale do rio Lima e lugar de paragem obrigatória para os romeiros de São João d’Arga.
Nas encostas destacam-se os grandes blocos graníticos rodeados por matos secos onde, frequentemente, apascentam manadas de garranos. Em zonas mais planas, onde o lençol freático é mais superficial, ocorrem os matos húmidos e, por vezes, as turfeiras pioneiras.
Reentrando no território de Caminha, o percurso encontra, já muito perto do Mosteiro de São João d’Arga, a galeria ripícola do Ribeiro de São João. Constituída por árvores de espécies nativas típicas de ambientes ribeirinhos, esta mancha arbórea alberga uma fauna variada, da qual se destacam alguns anfíbios endémicos como, por exemplo, a salamandra-lusitânica.
CAMINHOS DE SAO JOAO D'ARGA - CAMINHO DO VALE DO ÃNCORA