Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Aberta Travessia Pedonal Inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro

Aberta Travessia Pedonal Inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro
26 Abril 2021

Um dia histórico para Vila Praia de Âncora

A travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora, está aberta desde esta tarde. O Ministro Pedro Nuno Santos e o Presidente da Câmara Miguel Alves convergiram naquela que é verdadeiramente a importância da obra, sublinhando por um lado que esta é uma promessa cumprida, que se traduz numa travessia que serve as pessoas, correspondendo à sua vontade.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, frisou que, apesar da dimensão desta intervenção, estamos na presença de uma obra tecnicamente complexa, mas que se justifica porque faz a diferença na vida das pessoas. O responsável admitiu que a intervenção se deve à muita insistência da Câmara Municipal de Caminha e do seu Presidente, e que se traduz numa dupla vitória para o Município, não só porque conseguiu a obra mas porque conseguiu também que ela fosse financeiramente suportada pela Infraestruturas de Portugal e enquadrada na modernização da Linha do Minho.
Miguel Alves, por seu lado, recordou sumariamente o processo, recuando a 2013, quando encontrou o Município de Caminha de relações cortadas com a REFER e sem perspetiva de qualquer diálogo. Não havia plano, não havia projeto, não havia concurso de empreitada, não havia nada, a não ser a vergonha de termos esta via fechada e sem esperança de que a situação se alterasse.
“Vale a pena lutar por aquilo que queremos”, disse ainda o presidente da Câmara, referindo-se à insistência da população de Vila Praia de Âncora na abertura de uma passagem. O diálogo entre Câmara e Governo levaram a que, em 2018 o projeto da travessia pedonal avançasse e a obra arrancasse.
“Estamos a servir as pessoas, a cumprir o que prometemos e esta é a melhor poção para combater a demagogia, o populismo e as notícias falsas”, rematou ainda Miguel Alves.
A abertura da travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro coincide com as primeiras passagens de comboios elétricos naquela via. A obra em Vila Praia de Âncora acompanhou a empreitada de Modernização da Linha do Minho e hoje é uma realidade. A empreitada de modernização da Linha do Minho no troço Viana-Valença corresponde a um investimento global de 18 milhões de euros e integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020 que prevê um financiamento comunitário de 85%.