Aberta Travessia Pedonal Inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro

26 Abril 2021

Um dia histórico para Vila Praia de Âncora

A travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora, está aberta desde esta tarde. O Ministro Pedro Nuno Santos e o Presidente da Câmara Miguel Alves convergiram naquela que é verdadeiramente a importância da obra, sublinhando por um lado que esta é uma promessa cumprida, que se traduz numa travessia que serve as pessoas, correspondendo à sua vontade.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, frisou que, apesar da dimensão desta intervenção, estamos na presença de uma obra tecnicamente complexa, mas que se justifica porque faz a diferença na vida das pessoas. O responsável admitiu que a intervenção se deve à muita insistência da Câmara Municipal de Caminha e do seu Presidente, e que se traduz numa dupla vitória para o Município, não só porque conseguiu a obra mas porque conseguiu também que ela fosse financeiramente suportada pela Infraestruturas de Portugal e enquadrada na modernização da Linha do Minho.
Miguel Alves, por seu lado, recordou sumariamente o processo, recuando a 2013, quando encontrou o Município de Caminha de relações cortadas com a REFER e sem perspetiva de qualquer diálogo. Não havia plano, não havia projeto, não havia concurso de empreitada, não havia nada, a não ser a vergonha de termos esta via fechada e sem esperança de que a situação se alterasse.
“Vale a pena lutar por aquilo que queremos”, disse ainda o presidente da Câmara, referindo-se à insistência da população de Vila Praia de Âncora na abertura de uma passagem. O diálogo entre Câmara e Governo levaram a que, em 2018 o projeto da travessia pedonal avançasse e a obra arrancasse.
“Estamos a servir as pessoas, a cumprir o que prometemos e esta é a melhor poção para combater a demagogia, o populismo e as notícias falsas”, rematou ainda Miguel Alves.
A abertura da travessia pedonal inferior da Linha do Minho na Travessa do Teatro coincide com as primeiras passagens de comboios elétricos naquela via. A obra em Vila Praia de Âncora acompanhou a empreitada de Modernização da Linha do Minho e hoje é uma realidade. A empreitada de modernização da Linha do Minho no troço Viana-Valença corresponde a um investimento global de 18 milhões de euros e integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020 que prevê um financiamento comunitário de 85%.