Caminha acolheu I Jornadas de Cuidados Continuados

Jornadas 2
Jornadas 3
25 Novembro 2013
Caminha acolheu as I Jornadas de Cuidados Continuados do Instituto São João de Deus nos dias 22 e 23 de novembro. Miguel Alves enalteceu o trabalho do Instituto S. João de Deusdeixando claro que pode contar com o Município de Caminha para continuar a dar respostas à comunidade. "Podem contar com o Município, com o nosso empenho para colaboramos. O nosso intuito é servirmos as pessoas, servirmos a nossa comunidade", afirmou o presidente na sessão de abertura das jornadas.\r\n

Caminha acolheu as I Jornadas de Cuidados Continuados do Instituto São João de Deus nos dias 22 e 23 de novembro. Miguel Alves enalteceu o trabalho do Instituto S. João de Deus, que tutela a Unidade de Cuidados Continuados e de Longa Duração da Gelfa, deixando claro que pode contar com o Município de Caminha para continuar a dar respostas à comunidade. "Podem contar com o Município, com o nosso empenho para colaboramos. O nosso intuito é servirmos as pessoas, servirmos a nossa comunidade", afirmou o presidente na sessão de abertura das jornadas.

\r\n

A sessão da abertura contou com a presença de Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, José Augusto Louro, presidente do Instituto S. João de Deus, Isabel Moura, representante da Administração da Região de Saúde Norte (ARS - Norte) e Paulo Vale, representante do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo.

\r\n

Miguel Alves saudou e enalteceu o trabalho realizado pelo Instituto em prol das pessoas com fragilidades, a forma como procura dar respostas à comunidade, pois é um tipo de trabalho que qualifica o município e o país. Por um lado, contribui para o desenvolvimento económico do concelho de Caminha e, por outro, dá respostas a famílias com fragilidades. O autarca realçou que o Instituto pode contar com o apoio do Município, "contem com o nosso apoio, o nosso estímulo. Tal como vocês estamos aqui para cuidarmos das pessoas, para olharmos para as pessoas", sublinhou Miguel Alves.

\r\n

Também Ana São João, vereadora da Câmara Municipal de Caminha, com o pelouro da Ação Social, no segundo dia das jornadas sublinhou a importância dos cuidados continuados, um assunto premente no dia-a-dia, e reiterou a mensagem deixada no dia anterior por Miguel Alves ao dizer que "somos parceiros efetivos na criação de respostas rápidas às reais necessidades da população".

\r\n

José Augusto Louro mencionou o historial do Instituto, bem como felicitou os presentes e realçou a participação voluntária dos palestrantes. Sobre as Jornadas em si, sublinhou que se tratava de um momento de reflexão e partilha.

\r\n

Isabel Moura felicitou a instituto S. João de Deus pela organização das jornadas.

\r\n

Paulo Vale parabenizou a organização pela iniciativa e pela escolha da temática, lembrando que é um dos assuntos que está na ordem do dia.

\r\n

Recorda-se que as I jornadas Cuidados Continuados do Instituto S. João de Deus contaram com vários painéis, nomeadamente eficiência e qualidade na prestação de cuidados; doente e família - uma unidade a cuidar; diagnosticar e intervir de forma integral; complementaridade no trabalho e cuidados continuados na rede social. Ainda fizeram parte a conferência de encerramento "Amar e Cuidar" e uma visita à Unidade de Saúde da Gelfa.