Casa cheia no lançamento do livro de Diamantino Bártolo

lancamento do livro de diamantino bartolo 2
lancamento do livro de diamantino bartolo 1
02 Dezembro 2013
O Auditório do Museu Municipal de Caminha foi pequeno para acolher a sessão de lançamento do livro "A Nobreza do Poder Local Democrático", do venadense e ex-autarca Diamantino Bártolo. "Este livro é uma referência para todos aqueles que exercem um cargo público em Caminha ou em Portugal", disse Miguel Alves na apresentação do livro.

\r\n

No passado sábado, Diamantino Bártolo apresentou a sua quarta obra, "A Nobreza do Poder Local Democrático", no concelho de Caminha. A sessão de lançamento encheu o auditório do Museu Municipal e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Caminha, um representante da Chiado Editora e com dezenas de pessoas, amigos, familiares, autarcas e ex-autarcas do concelho que fizeram questão de estar presentes.

\r\n

A "casa cheia" não passou despercebida ao presidente da Câmara, que na sua intervenção comentou: "é bom ver tantas pessoas num momento importante da comunidade".

\r\n

Miguel Alves salientou que a maior riqueza da obra "A Nobreza do Poder Local Democrático" foi a capacidade do autor de misturar no livro todo o seu percurso, enquanto autor, investigador, autarca, venadense e sobretudo enquanto homem, "Diamantino Bártolo teve a capacidade de juntar em palavras todas as dimensões da sua vida", realçou.

\r\n

O presidente enfatizou a importância desta publicação para todos os intervenientes na vida pública, salientando que "esta obra simboliza tudo, esta obra não é um simples livro. Neste livro está um guião para todos aqueles que querem fazer vida pública. É uma espécie de "catecismo" da vida pública. É um mapa para aqueles que querem iniciar uma vida pública. É um guião de cidadania e exercício do poder" e, acrescentou "este livro deve ser entendido como uma referência, uma luz que podemos seguir, apesar de podermos fazer as nossas próprias escolhas", disse.

\r\n

Recorde-se que, Diamantino Bártolo é um escritor experiente, com várias obras editadas e centenas de artigos publicados, em revistas portuguesas e brasileiras, em diversos sítios na internet e blogs.

\r\n

Diamantino Bártolo agradeceu a todas as pessoas, nomeadamente ao presidente da Câmara Municipal, à editora, à sua família, entre outros, que tornaram possível a sessão de lançamento do livro.

\r\n

Sobre a obra, o autor realçou que resulta da compilação de um conjunto de artigos publicados todas as semanas nos órgãos de comunicação social local, em sítios da internet brasileiros e no seu blog.

\r\n

Diamantino Bártolo espera "contribuir para o exercício de uma democracia livre e direta pelo menos nas nossas freguesias", disse. Aliás, para o autor, este livro tem quatro objetivos: dar o seu testemunho; pedir aos atuais autarcas que protejam as suas populações, que honrem os compromissos assumidos; incentivar as novas gerações a praticarem uma política livre, leal e, por último, sensibilizar os dirigentes públicos para a nobreza do poder local "já que é dos poderes mais nobres que temos, é o baluarte da defesa das nossas populações", defendeu.