Caminha adere às Jornadas Europeias do Património 2020 com visita guiada ao Centro Histórico

24 Setembro 2020

A Câmara Municipal de Caminha adere uma vez mais às Jornadas Europeias do Património 2020, que terão lugar de 25 a 27 de setembro, sob o tema “Património e Educação”. O Museu Municipal integra as iniciativas nacionais com a visita guiada ao Centro Histórico de Caminha, que decorrerá no sábado, dia 26, pelas 11H00. A vista é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

Com concentração marcada para as 11H00, junto à Torre do Relógio, a visita guiada “Caminha com História” dá a conhecer a história da Vila de Caminha, desde a sua fundação aos nossos dias, apresentando in loco, as marcas da sua evolução histórica.

Como já referimos, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do telefone 258023178.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

Esta iniciativa visa promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, a organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural.