Concerto 'Um Dia de Abril' reúne mais de uma dezena de artistas do concelho

Concerto "Um Dia de Abril" reúne mais de uma dezena de artistas do concelho
24 Abril 2021

Poemas e melodias emblemáticos, que fazem parte do património da Revolução dos Cravos, vão ser reunidos amanhã à tarde, pelas 18h00, num grande espetáculo que terá como palco o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Mais de uma dezena de intérpretes e músicos do concelho serão os protagonistas das Canções de Abril. Devido às restrições derivadas da pandemia, nomeadamente por ser fim de semana, não haverá público em sala, mas “Um dia de Abril” vai ser transmitido online, através da página do Município de Caminha na rede social Facebook.
A partir do palco do Cineteatro serão interpretadas 12 Canções: “Grândola” (José Afonso), por João Terleira; “Canção Combate” (Ary dos Santos / Fernando Tordo), por José Meira & Rita Paredes; “Pedra Filosofal” (António Gedeão / Manuel Freire), por Marco Brantner & Evita; “Tourada” (Fernando Tordo), por Ricardo Gomes; “Estrela da Tarde” (Ary dos Santos / Fernando Tordo), por Marta Melo; “Traz outro Amigo” (José Afonso), por Paulo Baixinho; “Inquietação” (José Mário Branco), por Eva Mina; “Canção da Beira” (Adriano Correia de Oliveira), por Marco Lima; “Liberdade” (Sérgio Godinho), por Diogo Brás; “Somos Livres” (Ermelinda Duarte), por Tatiana Freire; “Tu Gitana” (José Afonso), por Tânia Esteves e “A Cantiga é uma Arma” (José Mário Branco), por Tiago Garrinhas.
Os músicos que acompanham os intérpretes são Bruno Pereira (bateria), Jaime Alvarez (Baixo), Joaquim Ribeiro (Guitarra) e Paulo Franco (Sax).
O músico caminhense José Paulo Ribeira é o responsável pela direção musical do espectáculo.
Além de comemorar Abril, esta é uma forma de envolver e apoiar artistas e técnicos locais, à semelhança do que o Município já fez há precisamente um ano, promovendo também um espectáculo comemorativo da Revolução de 25 de Abril, igualmente transmitido online, com enorme sucesso. O mesmo aconteceu no Natal de 2020, mais uma vez com grande adesão através da Internet.
A organização de todo o programa comemorativo dos 47 anos de Abril é do Município de Caminha e das Freguesias do Concelho de Caminha. Iniciou-se no passado dia 15, com uma tertúlia através da plataforma Zoom, coincidindo com o Dia Mundial da Arte. Destaque para duas exposições que se mantêm patentes: “A Imprensa Clandestina e do Exílio no período 1926-1974”, na Biblioteca Municipal de Caminha, que pode ser visitada até 31 de maio, e “Tempo depois do Tempo”, de Alfredo Cunha, no Museu Municipal de Caminha, que pode ser vista até 27 de junho.
Amanhã, pelas 11h00, decorrerá a habitual cerimónia protocolar da Assembleia Municipal de Caminha. Vai acontecer no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Esta cerimónia será transmitida online. Nesta sessão especial, como sempre tem acontecido desde há quase oito anos, todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal terão oportunidade de intervir.
Com transmissão também online, como referimos, as comemorações terminam com “Um Dia de Abril”.