ABAE escolhe praia de Moledo para a cerimónia de início da época balnear 2021

ABAE escolhe praia de Moledo  para a cerimónia de início da época balnear 2021
26 Maio 2021

A Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE escolheu a Praia de Moledo para a realização da cerimónia que vai assinalar o início formal da época balnear 2021. A informação foi prestada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Lagido, na última reunião do Executivo. O concelho de Caminha prepara-se para uma época balnear excecional, mantendo as cinco Bandeiras Azuis, mas conquistando também quatro bandeiras Qualidade Ouro. Este ano há também uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas.

Apesar das restrições que vão ainda marcar a próxima época balnear, o concelho de Caminha reúne todas as condições para uma temporada de elevada qualidade, vendo todas as suas praias distinguidas com os mais importantes galardões. Desde logo as cinco Bandeiras Azuis, que distinguem todas as praias marítimas: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros

Conforme explicou Guilherme Lagido, as quatro bandeiras Qualidade de Ouro vão ser também hasteadas nas quatro praias marítimas. Trata-se de um galardão atribuído pela Quercus, que visa distinguir a qualidade da água balnear das praias de portuguesas.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza possui critérios apertados, avaliando, desde logo, a qualidade da água nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020) e as análises realizadas na última época balnear (2020) em especial.

Guilherme Lagido referiu-se também à nova praia fluvial, em Seixas, informando que está a ser realizada a sua monitorização, assim como a criação de infraestruturas, por forma a que o concelho possa ter uma oferta mais alargada.