Tudo a postos e perspetivas excelentes para o arranque do ano letivo

08 Setembro 2022

Novos espaços, projetos educativos ainda mais alargados e serviços de apoio a serem ultimados

Com o novo ano letivo a aproximar-se, todo o trabalho de preparação tem vindo a decorrer, não apenas com encontros entre os vários responsáveis, para coordenação de políticas e atividades, mas também com aquisição de materiais escolares e organização dos espaços. Hoje mesmo chega o mobiliário para o novo complexo que abrirá portas em Vila Praia de Âncora, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado, que integra a sede da Academia de Música Fernandes Fão. Nos transportes escolares, a Câmara vai reforçar o investimento em relação às Juntas de Freguesia e associações parceiras, que vão ver aumentado o valor por quilómetro.
Na reunião de ontem do Executivo houve oportunidade de fazer um balanço do verão, porque há serviços educativos nas escolas que funcionam, apesar do normal tempo de férias. A Vereadora da Educação, Liliana Ribeiro informou também que a preparação do novo ano letivo está a acontecer dentro da normalidade, com tudo pronto para um regresso à escola nas melhores condições e com boas notícias. Há uma escola novinha e há um aumento do número de crianças no pré-escolar e primeiro ciclo.
A Vereadora Liliana Ribeiro começou por agradecer a todos os que trabalharam no acolhimento de 170 crianças durante os meses de julho e agosto, para as quais foram disponibilizados cinco espaços de acolhimento. “A satisfação das crianças é o nosso sucesso”, referiu a responsável.
Durante o mês de agosto deu-se início também a reuniões preparatórias com as Juntas de Freguesia e associações, para coordenar planos de transporte e refeições, atividades de animação e apoio à família. Liliana Ribeiro informou que, à data de 31 de agosto, o número de crianças inscritas para o pré-escolar e primeiro ciclo já ultrapassava as sete centenas, mas prevê-se que os pedidos ainda cresçam, porque há novas famílias a fixar-se no concelho, incluindo algumas estrangeiras.
Entretanto, tendo em conta as oscilações de preços nos combustíveis, a Câmara decidiu reforçar o apoio às Juntas de Freguesia e associações, enquanto parceiras nos transportes escolares, aumentando o valor de referência por quilómetro de 36 para 40 cêntimos. O investimento nestes transportes, só no que se refere a estes parceiros, passa já dos 110 mil euros para os 137 mil euros no próximo ano letivo, mas ainda vai subir, pois está a ser ultimado o caso das Argas, o que deverá elevar o valor.
Em sínteses, neste momento há uma dinâmica a acontecer a vários níveis, desde as operações de limpeza e desinfestação de todos os estabelecimentos de ensino, aquisição de livros escolares, fichas e material diverso.
Liliana Ribeiro informou também os projetos educativos vão manter-se e haverá mesmo novidades. Elencou o Nautismo, Daltonismo (que vai ser alargado), Música do Alto Minho, Eco Escolas, Escola Azul, Praia Limpa Praia Saudável e Teatro nas Escolas.
Em relação à ordem do dia, na área da Educação, na reunião do Executivo foram aprovados vários contratos administrativos entre o Município e diversos organismos, para operacionalização dos transportes escolares, designadamente Junta de Freguesia de Âncora, Junta de Freguesia de Dem, Junta de Freguesia de Gondar e Orbacém, Junta de Freguesia de Moledo e Cristelo, Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Junta de Freguesia de Venade e Azevedo e Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.
Foi igualmente aprovado o contrato interadministrativo entre o Município de Caminha e a União de Freguesias de Moledo e Cristelo para organização e dinamização das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), assim como com e o Centro Social e Paroquial de Âncora.
Na área da educação também, foi aprovado um protocolo entre Câmara Municipal de Caminha e o Centro Social e Paroquial de Moledo para fornecimento de refeições escolares aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico e a proposta para delegação de competências previstas no Decreto-Lei 21/2019, de 30 de janeiro, à diretora do Agrupamento de Escolas de Caminha para atividades de enriquecimento curricular.