Museu Municipal acolhe exposição no âmbito do programa Cultura para Todos

thumbnail_img_6408
02 Novembro 2022

A Câmara Municipal de Caminha no âmbito do programa CULTURA PARA TODOS na área das artes plásticas, apresenta dia 5 de novembro de 2022 pelas 15h00 a EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS: ATELIER (A)DIABÁTICO Alexandre A. R. Costa com uma imensa minoria comunitária.
Este momento, reflete a residência artística com experiência social desenvolvida em Caminha pelo artista Alexandre A. R. Costa, ação promovida pelo município. O atelier ativou-se na freguesia de Venade e de modo cooperativo envolveu a comunidade com escultores (Rute Rosas, Javier Tudela, Rui Ferro, Marta Lima, Norberto Jorge e Kinga Ogórek), estudantes de artes plásticas-escultura e diversas equipas técnicas, criativas e artísticas. Outros intervenientes trouxeram igualmente o seu contributo a este atelier das mais diversas formas.
Organizaram-se sessões oficinais, convívios comunitários e promoveu-se a integração do coletivo nos diversos processos do saber fazer, de produção, das práticas de curadoria ou montagem de exposição, entre outras atividades que permitiram combinar experiência, cooperação e partilha, gerando-se um universo de transformação – artística e social.
Numa mostra em espaço museológico – o Museu Municipal de Caminha – em diálogo com o trabalho do artista e de modo inclusivo, materializa-se esse espírito presente em todo o processo.
A inclusão e a transformação, a cooperação e a partilha, a arte e a sua experiência, somos nós mesmos quando juntos fazemos crescer esta “imensa minoria comunitária”.
Paralelamente a esta mostra, no dia de inauguração, é apresentado um programa que inclui uma conferência sob o tema “Qual a necessidade da arte e do seu ensino?”.
Procuram-se resultados de teorização sobre o tema, articulando-o com este Atelier (A)diabático. Considera-se a prática artística inclusiva no âmbito da experiência social, fomentando-se espaços e momentos de liberdade para a construção de comunidade, de conhecimento e transformação. A partir dos pontos de vista comentados e escritos dos intervenientes desta conferência, geram-se contributos integrados na publicação deste projeto (a ser apresentada em dezembro de 2022).

Intervenientes:
Rui Miguel Rio Tinto Lages / Presidente da Câmara Municipal de Caminha;
Juan Fernando de Laiglesia / Artista e Professor da Facultad de Bellas Artes de Pontevedra, Universidad de Vigo. Professor Catedrático Emérito, 1º Decano da Faculdade;
Fernando Rosa Dias / Teórico de arte e Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diretor da Convocarte – Revista de Ciências da Arte;
Javier Tudela / Artista e Professor da Facultad de Bellas Artes de Pontevedra, Universidad de Vigo. Vice-Decano da Faculdade;
Mário Caeiro / Curador e Professor da ESAD.CR, Politécnico de Leiria. Investigador no CECC| FCH| UCP e no LIDA | ESAD.CR | IPL.;
Natacha Antão / Artista e Professora da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho;
Carla Cruz / Artista e Vice-Presidente da EAAD da Universidade do Minho. Diretora da Licenciatura em Artes Visuais;
Rute Rosas / Artista e Professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Diretora do Departamento de Artes Plásticas.
Moderação de Alexandre A. R. Costa.

Ainda neste dia, o programa contempla um Concerto-Performance dos PINDORAMA POPI e Arte Multimédia de Francisco Laranjeira. Momento acompanhado de Convívio Comunitário preparado pelas equipas do projeto.
Estão ainda a ser preparados: um documentário e uma publicação sobre todo o processo. Documentos que serão apresentados em dezembro de 2022, em momento de encerramento do projeto.

MUSEU MUNICIPAL DE CAMINHA
05.11.2022

CONFERÊNCIA
Qual a Necessidade da arte e do seu ensino?
Moderação
Alexandre A. R. Costa
Oradores:
Rui Miguel Rio Tinto Lages / Presidente da Câmara Municipal de Caminha;
Natacha Antão / Artista e Professora da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.
Carla Cruz / Artista e Diretora da Licenciatura em Artes Visuais. Vice-Presidente da EAAD da Universidade do Minho.;

Intervalo / Café

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
ATELIER (A)DIABÁTICO
Alexandre A. R. Costa com uma imensa minoria comunitária
Nesta exposição apresenta-se o resultado de uma residência artística com experiência social desenvolvida em Caminha pelo artista Alexandre A. R. Costa, ação promovida pelo município. O atelier ativado na freguesia de Venade envolveu a comunidade com escultores e diversas equipas técnicas, criativas e artísticas. Sessões oficinais e convívios comunitários permitiram combinar experiência, cooperação e partilha, gerando-se um universo de transformação. Em diálogo com o trabalho do artista e de modo inclusivo, materializa-se agora nesta mostra esse espírito presente em todo o processo.

CONCERTO-PERFORMANCE E ARTE MULTIMÉDIA
CONVÍVIO COMUNITÁRIO
Concerto-Performance / Pindorama POPI (Paglieri, Canha, Paulinho e Alex)
Arte Multimédia / Francisco Laranjeira